17/10/2023 às 18:24, atualizado em 17/10/2023 às 19:31

Programa de Castração de Cães e Gatos evita superpopulação de animais

Sema-DF trabalha com três modalidades de esterilização dos animais: campanha; protetores e ONGs; e agenda DF

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema-DF), por meio da Subsecretaria de Proteção Animal (Supan), mantém o Programa de Castração de Cães e Gatos, que ajuda a esterilizar os animais, de forma gratuita. O objetivo é evitar a superpopulação de animais domésticos e o abandono de ninhadas na rua. Além disso, a castração melhora a qualidade de vida dos animais e aumenta a longevidade.

A castração pode trazer mais qualidade de vida ao animal | Foto: Arquivo/ Agência Brasília

Atualmente, a Supan trabalha com três modalidades de castração: campanha, na qual divulga-se previamente a data para a inscrição, que pode ser feita de forma online ou presencial; protetores e ONGs, direcionada para quem tem mais de 10 animais; e agenda DF, na qual a população pode realizar o agendamento prévio de forma online.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O programa de castração oferecido pela Subsecretaria de Proteção Animal é a principal ferramenta para diminuir os animais abandonados, na medida em que o controle populacional contribui para que ninhadas não sejam abandonadas em vias públicas, estando propensos a todo e qualquer tipo de maus-tratos”, explica a subsecretária de Proteção Animal, Edilene Cerqueira.

A castração melhora a qualidade de vida dos animais e aumenta a longevidade. Entre as melhorias na qualidade de vida do animal estão a diminuição de neoplasia referentes ao trato reprodutivo; a diminuição da ocorrência de fugas e brigas; possível melhora comportamental.

*Com informações da Sema-DF