17/10/2023 às 19:36, atualizado em 20/12/2023 às 15:29

Restaurantes comunitários incentivam alimentação saudável na infância

Ação de Educação Alimentar e Nutricional foi organizada em alusão ao Dia das Crianças e ao Dia Mundial da Alimentação, celebrados em 12 e em 16 de outubro, respectivamente

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Divulgar informação correta, mostrar os benefícios da alimentação saudável e dar dicas para os pais oferecerem alimentos nutritivos em casa para as crianças. Foi com esse intuito que os 15 restaurantes comunitários do Distrito Federal fizeram, nesta terça-feira (17), uma ação de educação alimentar e nutricional (EAN) em comemoração ao Dia das Crianças e ao Dia Mundial da Alimentação, celebrados em 12 e 16 de outubro, respectivamente.

O objetivo é incentivar bons hábitos alimentares desde a infância para prevenir doenças e fazer com que as crianças se tornem adultos com uma alimentação saudável.

“O Dia Mundial da Alimentação é uma data importante para a segurança alimentar e nutricional e esse é também o mês do Dia das Crianças. A ideia foi aliar os dois temas. A criança está em construção. Você estimulando para que ela tenha hábitos saudáveis desde a infância, ela será um adulto com hábitos saudáveis, com uma alimentação equilibrada, com menos doenças. Também é importante para prevenir doenças na infância. Hoje, temos muitas crianças e adolescentes com pressão alta, obesidade”, explica a nutricionista do Restaurante Comunitário do Itapoã, Verônica Lopes.

A alimentação saudável proporciona à criança mais energia para brincar, maior mobilidade para correr e pular, fortalece a imunidade, melhora o sono, o raciocínio e aprendizado | Foto: Divulgação/Sedes-DF

No cardápio desta terça teve coxa e sobrecoxa de frango assadas ao molho de laranja, purê de batata, salada, arroz, feijão, suco e, de sobremesa, banana, além da tradicional degustação que as equipes preparam especialmente para as ações de EAN. Neste mês, o prato escolhido foi torta de carne moída com legumes.

Quem aprovou a escolha foi a Maricelia Amorim Santos, de 63 anos, frequentadora do Restaurante Comunitário do Itapoã. “A ação deste mês foi muito importante, incentiva alimentação saudável, fala o que as mães devem fazer para oferecer legumes e verduras aos filhos. A criança nunca quer comer, então, é bom saber fazer um prato diferente, como essa torta de carne que é feita com legumes. Achei muito interessante esse trabalho de hoje aqui no restaurante do Itapoã. Gostei muito da explicação da nutricionista sobre lanche saudável”, conta.

[Olho texto=”“Um dos pontos que nós abordamos neste mês é a necessidade de os pais ou responsáveis darem o exemplo, se alimentarem bem na frente das crianças e viabilizar que a alimentação saudável seja de fácil acesso”” assinatura=”Verônica Lopes, nutricionista” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além do vídeo explicativo com o tema da ação de EAN deste mês, as equipes dos 15 restaurantes prepararam murais, cartazes, distribuíram fôlderes para mostrar de forma lúdica a importância de ter uma alimentação saudável desde a infância.

“Um dos pontos que nós abordamos neste mês é a necessidade de os pais ou responsáveis darem o exemplo, se alimentarem bem na frente das crianças e viabilizar que a alimentação saudável seja de fácil acesso. Por exemplo, a criança ter uma fruta ao alcance dela”, reforça a nutricionista Verônica Lopes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Um dos focos da ação de EAN de outubro é mostrar que, além do desenvolvimento, oferecer para as crianças uma alimentação saudável, rica em nutrientes, proporciona mais energia para brincar, maior mobilidade para correr e pular, fortalece a imunidade, melhora o sono, o raciocínio e aprendizado de novas atividades.

“Centenas de famílias frequentam os restaurantes comunitários. Por isso, é importante utilizar este espaço para divulgar e levar informação de qualidade. Além das refeições a um preço acessível, a ideia é incentivar bons hábitos em casa, no convívio com a família, com a comunidade. É garantir a segurança alimentar e nutricional de forma integral ao cidadão”, conclui a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF)

17/10/2023 - Restaurantes Comunitários incentivam alimentação saudável na infância