18/10/2023 às 18:00

Sessão solene na CLDF homenageia Dia do Médico

Câmara Legislativa reuniu representantes de diferentes instituições para parabenizar os profissionais

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Profissionais do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) participaram, nesta quarta-feira (18), de sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em homenagem ao Dia dos Médicos. A pneumologista do HCB Luciana Monte, representou o Hospital e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) na mesa da sessão, que contou com a presença da secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, e de representantes de diferentes instituições ligadas à atividade médica.

Sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal em homenagem ao Dia dos Médicos | Foto: Divulgação/HCB

A pneumologista do HCB Luciana Monte destacou que cada médico tem, em si mesmo, a força para superar os percalços. “Quando nos deparamos com os desafios da nossa profissão, precisamos nos voltar para a nossa essência e pensar que isso vale muito a pena. Apesar dos desafios, todos nós temos histórias boas para contar; são aqueles sorrisos, aqueles olhares que nos estimulam. É muito bom ter esse presente que é cuidar da saúde das pessoas”, afirmou Luciana, destacando que o hospital “tem um propósito muito importante, que é o cuidado centrado no paciente, humanizado, e também na família”.

A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, também parabenizou os médicos durante o evento e fez um apelo para que nunca deixem de se sensibilizar com os pacientes: “Quando a dor de um doente não nos incomodar, precisamos rever nossas ações. Precisamos entender que, muitas vezes, somos o único contato com quem o paciente externa todas as suas dores e angústias. Temos que manter acesa a luz da vida, do compromisso, do comprometimento, da entrega”.

A sessão foi motivada pelo deputado distrital Jorge Vianna. “Sou profissional da enfermagem e me considero bem-sucedido do ponto de vista profissional, porque tive contato com muitos médicos de altíssima qualidade”, disse o parlamentar.

*Com informações do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB)