18/10/2023 às 18:52, atualizado em 19/10/2023 às 09:51

Vem Brincar Comigo leva brinquedos a escola rural de São Sebastião

Bonecas, jogos, bolas e bonecos de ação foram entregues a cerca de 120 alunos de 4 a 9 anos da Escola Classe Cachoeirinha

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Alunos da Escola Classe Cachoeirinha, no Núcleo Rural Nova Betânia, em São Sebastião, na manhã desta quarta-feira (18), receberam do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e da Regional de Ensino de São Sebastião, brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças.

Professoras da Escola Classe Cachoeirinha entregam brinquedos da Campanha Vem Brincar Comigo para os alunos | Fotos: Divulgação/Emater-DF

Cerca de 146 itens, como bonecas, bolas de couro e dente de leite, bonecos de ação, jogos, entre outros, foram entregues pelo presidente da Emater-DF, Cleison Duval, pela coordenadora da Regional de Ensino, Graziele Barroso, e pelo diretor da escola, Ildemar Serrano, dentro da campanha Vem Brincar Comigo, coordenada pelo GDF. A ação visa levar cidadania, convivência saudável, respeito e incentivo ao convívio social a crianças em situação de vulnerabilidade. A Emater-DF apoiou a ação com doação de brinquedos.

A Escola Classe Cachoeirinha tem 121 alunos com idade entre 4 e 9 anos, do ensino infantil e fundamental, período integral. A região, atendida pelo escritório da Emater-DF em São Sebastião, abriga núcleos rurais como Nova Camapuã, 1º de Julho, 15 de Agosto, Estrela da Lua, Pinheiral, Nova Vitória, 13 de Maio, além da Nova Betânia. As crianças atendidas são filhos de trabalhadores rurais e assentados atendidos pela empresa na região.

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, afirmou que a empresa é parceira da campanha que completa a quarta edição este ano com a arrecadação de milhares de brinquedos. “O nosso governo trabalha de forma integrada e unida em benefício da população e a Emater-DF é o braço do governo no campo. Escolhemos essa escola hoje porque atende crianças de vários assentamentos e acampamentos rurais. Portanto, a ação fortalece os vínculos institucionais da empresa com a Educação, com a área social, com a Chefia-Executiva de Políticas Sociais e fortalece a área rural dentro do GDF”, ressaltou Cleison Duval.

Alunos da Escola Classe Cachoeirinha

“Realizamos todas as atividades que constam no Projeto Político-Pedagógico (PPP Escolar), como reforço, esportes e cuidam da horta, entre outros. Avisamos dessa entrega hoje e eles estavam muito ansiosos e felizes por estarem incluídos e olhados com carinho”, afirma Ildemar Serrano.

A coordenadora da Regional de Ensino, Graziele Barroso, disse que esses alunos estão muito distantes do centro urbano e o olhar sensível do GDF para elas aplaca a situação de vulnerabilidade em que se encontram. “Ressalto que a realidade das escolas rurais é diferente das escolas urbanas, os alunos estão numa situação maior de vulnerabilidade. Assim, a entrega de brinquedos hoje é uma ação que fortalece o vínculo da criança com o ambiente escolar, em que ela se sente valorizada e pertencente a esse mundo e à comunidade”, disse Graziele.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A assessora da presidência da Emater-DF e coordenadora da Campanha Vem Brincar Comigo na empresa, Laurinda Nogueira, e o chefe de gabinete da Administração Regional de São Sebastião, João Batista, também participaram da entrega de brinquedos na Escola Classe Cachoeirinha.

Campanha

A campanha é idealizada pela primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, visando levar alegria às crianças por meio da doação de brinquedos. A iniciativa, que leva brinquedos a crianças de áreas rurais em situação de vulnerabilidade social, valoriza o povo do campo, fortalece a presença do Estado como garantidor de direitos entre a população local, leva dignidade e estimula o convívio social.

A ação é coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, ligada ao gabinete da primeira-dama. Neste ano, a campanha entrou para o calendário oficial do GDF. A última edição, em 2021, arrecadou mais de 16 mil brinquedos.

*Com informações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF)