19/10/2023 às 18:03, atualizado em 19/10/2023 às 20:14

Ceilândia recebe curso contra violência de gênero voltado para estudantes

Evento da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) ocorre até esta sexta-feira (20) para alunos de 12 escolas públicas

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Com objetivo de sensibilizar, capacitar e transformar a visão dos jovens sobre o papel crucial que desempenham na prevenção da violência contra meninas e mulheres, a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) realiza em Ceilândia o curso Promotor de Segurança Cidadã. O encontro ocorre até sexta-feira (20) no Teatro Newton Rossi, localizado no Sesc da região. A abertura foi nesta quinta-feira (19), com palestras e dinâmicas entre os estudantes das escolas.

Cerca de 420 adolescentes de 12 escolas de ensino médio de Ceilândia participam da capacitação | Fotos: Divulgação/SSP-DF

As temáticas escolhidas para as palestras, ministradas especialistas, variam entre a construção da autoconfiança, identificação, prevenção e combate à violência de gênero, enfrentamento ao tráfico de meninas e mulheres, reconhecimento e ruptura de ciclos de namoro abusivo, gerenciamento de conflitos e enfrentamento da violência doméstica e familiar, além de conscientização sobre crimes cibernéticos e cyberbullying. Cerca de 420 adolescentes de 12 escolas de ensino médio de Ceilândia participam da capacitação.

“Nestes dois dias, eles terão a oportunidade de adquirir conhecimentos valiosos para a promoção da equidade de gênero, respeito e não-discriminação. O objetivo do curso não é apenas informar, mas também inspirar os jovens a se tornarem agentes ativos na construção de comunidades mais seguras e inclusivas”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

“Investir na educação de nossa juventude é essencial para que eles se tornem defensores da igualdade de gênero e agentes de mudança em suas comunidades. A prevenção começa com a educação e essa temática transversal nos possibilita atuar com diferentes órgãos do Governo do Distrito Federal, que tem o enfrentamento da violência de gênero como tema prioritário em ações”, completa Avelar.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, foi uma das palestrantes do primeiro dia do evento. “Ao sensibilizar os jovens sobre a indispensável missão de enfrentar todas as formas de violência contra meninas e mulheres, estamos moldando um futuro mais seguro e respeitoso para todos. O início dessa transformação acontece nas escolas, sendo iniciativas como esta palestra cruciais para estabelecer uma base sólida que promova o reconhecimento das diversas vulnerabilidades que as mulheres enfrentam. Nosso maior objetivo é construir uma sociedade justa, igualitária, livre de medo e violência”.

A SSP-DF realiza em Ceilândia o curso Promotor de Segurança Cidadã

O secretário-executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, falou da participação dos jovens para a mudança de cenário e de comportamentos. “A violência de gênero é uma realidade que precisamos enfrentar com determinação. Com o curso de promotor de segurança cidadã, estamos capacitando nossa juventude para ser parte da solução, identificando situações de violência e apoiando as vítimas”.

Para a subsecretária de Prevenção à Criminalidade da SSP-DF, Regilene Rozal, a prevenção à violência de gênero deve ser uma prioridade, tanto do poder público quanto da sociedade civil. “É preciso haver uma convergência de esforços. Este curso, dirigido a pessoas ainda em desenvolvimento, representa um importante passo para vislumbrarmos um futuro com uma sociedade mais equânime e menos violenta, notadamente para as nossas mulheres, que, historicamente, sofrem os efeitos nocivos do modelo social patriarcal que um dia aprendemos e ainda reproduzimos nos dias de hoje, mas que, certamente, precisa ser repensado”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A representante da Secretaria de Educação, professora Ana Beatriz Goldstein, que também é presidente da Comissão Permanente Pela Paz nas Escolas, falou da importância da capacitação. “Esse curso é uma demonstração do compromisso da Secretaria de Educação em criar um ambiente seguro e acolhedor nas escolas, onde todas as meninas e mulheres se sintam protegidas e respeitadas. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo que nossos promotores de segurança cidadã terão em suas comunidades.”

O curso Promotor de Segurança Cidadã já ocorreu em outras regiões administrativas, como Sobradinho, Recanto das Emas e Taguatinga. Estão previstas outras 12 edições do projeto para o próximo ano.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF)