19/10/2023 às 19:04

Curso reforça preparo de bombeiros para respostas a grandes desastres

Militares do CBMDF recebem treinamento especializado na Novacap para aprender a manusear maquinário pesado para eventuais resgates em estruturas colapsadas

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A manhã desta quinta-feira (19) foi marcada por um importante treinamento realizado na sede da Novacap. Especialistas operadores de máquina da companhia receberam membros do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) para a 4ª edição do curso Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas.

Profissionais da Novacap ensinam bombeiros a manusear maquinário pesado para potenciais situações de resgate em estruturas colapsadas | Foto: Kiko Paz/Novacap

A parceria firmada entre a Novacap e o CBMDF visa aprimorar as habilidades dos bombeiros em situações críticas. Tendo todo o maquinário da Novacap à disposição, os profissionais de resgate puderam vivenciar situações práticas de atuação em cenários de desastres.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Romeo Silva Mendonça, capitão do CBMDF e integrante do Grupamento de Busca e Salvamento, detalha a importância do curso: “Em situações onde temos prédios desabando, desastres naturais ou mesmo terremotos no exterior, o CBMDF presta apoio na missão de acessar esses locais e retirar vítimas. Na Novacap, a instrução com maquinário pesado é fundamental para nos auxiliar na remoção de escombros e acesso seguro ao local do sinistro”.

“Esta é a quarta edição realizada pelo CBMDF e nosso objetivo é desenvolver atividades em locais sinistrados de grande porte. Para enfrentar esses desafios, é crucial operar com equipamentos robustos, e a estrutura da Novacap nos proporciona exatamente isso”, diz o segundo-tenente Diego Souza, também do CBMDF.

Por outro lado, os especialistas da Novacap destacaram a essência deste treinamento. Sebastião Vieira, operador de máquinas leves da Novacap, ressalta: “Estamos instruindo os bombeiros a manusear nossas máquinas, pois em resgates em estruturas colapsadas, é imprescindível que eles conheçam o funcionamento do maquinário para agirem de forma segura e eficaz”.

*Com informações da Novacap