20/10/2023 às 20:59

Programa Tempo de Refletir traz história de superação de câncer de mama

Adriana Faria, que esteve à frente da Secretaria-Executiva de Qualidade de Vida por três anos, compartilha experiência durante tratamento

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Em celebração ao Outubro Rosa, a edição desta sexta (20) do programa Tempo de Refletir contou com a participação da professora e palestrante Adriana Faria, pioneira ao ocupar o cargo de secretária-executiva de Valorização e Qualidade de Vida e que possui uma notável trajetória de 28 anos de serviço público. O evento teve a presença do secretário de Fazenda, Itamar Feitosa, do atual secretário-executivo da Sequali, Epitácio Junior, e de servidores do GDF.

Servidores do GDF prestigiaram a ex-secretária e ouviram a história da batalha dela contra o câncer | Foto: Alan P Cavalcante/Sefaz

Na abertura da transmissão, Adriana destacou o comprometimento e os notáveis avanços nos projetos de Qualidade de Vida destinados aos servidores públicos do Distrito Federal. Em seguida, compartilhou a própria jornada de enfrentamento ao câncer de mama.

Ela detalhou o momento da descoberta do nódulo mamário, ocorrido em meio à agitação da campanha eleitoral. De maneira inspiradora, Adriana descreveu como enfrentou o tratamento do câncer de mama com serenidade e otimismo, ressaltando o papel vital desempenhado por sua família e amigos, que a motivaram e ampararam ao longo desse desafio. A palestrante também relatou uma reviravolta em sua trajetória de tratamento, quando contraiu a covid-19 na segunda sessão de quimioterapia, tornando-a ainda mais vulnerável e debilitada por alguns dias.

Adriana Faria e o secretário de Fazenda Itamar Feitosa também conversaram sobre saúde mental

Após as sessões de quimioterapia, Adriana passou por uma cirurgia de mastectomia, a remoção de ambas as mamas, seguida pela colocação de próteses mamárias. Este momento, segundo ela, foi particularmente desafiador devido a uma complicação pós-cirúrgica que a levou à UTI. Hoje, após três meses da cirurgia, ela se sente mais vigorosa e recuperada.

A ex-secretária da Sequali compartilhou valiosas lições que adquiriu durante todo o período de tratamento, incluindo a capacidade de lidar com os altos e baixos, cultivar a paciência e apreciar o presente, as pessoas e os momentos, alimentando a paixão pela vida. Além disso, Adriana destacou a importância de encarar o câncer de mama sem romantizá-lo, a necessidade de uma rede de apoio emocional para manter o equilíbrio e seguir adiante. Ela também ressaltou a relevância do apoio psicológico e aconselhou a evitar buscar informações excessivas na internet para preservar a saúde mental.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Adriana sublinhou a importância da prevenção, salientando que a detecção precoce do câncer oferece maiores chances de cura. Ela também abordou a relevância de cuidar da alimentação, evitando alimentos potencialmente cancerígenos, bem como a importância de ser seletivo quanto ao uso de produtos e cosméticos que contenham hormônios e buscar qualidade de vida, seja no ambiente de trabalho ou em outro lugar. Ela enfatizou que cuidar da saúde mental e física faz toda a diferença na jornada de recuperação.

O secretário de Fazenda, Itamar Feitosa, expressou seus sinceros elogios e gratidão à palestrante por compartilhar sua história notável, repleta de superação e relevância, durante o programa. O secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida da Secretaria de Fazenda, Epitácio Júnior, enalteceu o trabalho excepcional realizado por Adriana durante seu período à frente da Sequali, e destacou a forma inspiradora com que ela encarou a descoberta do câncer de mama. Além disso, enfatizou a importância da prevenção e do autocuidado, ressaltando que a campanha Outubro Rosa do GDF está constantemente presente para lembrar as mulheres da importância de cuidar de si mesmo.

A live completa está disponível do Canal do YouTube da Secretaria de Fazenda.

*Com informações da Sefaz-DF