20/10/2023 às 13:50

Projeto Eu Amo Cerrado marca presença na Semana de Ciência e Tecnologia

Estande do Instituto Brasília Ambiental no Centro de Convenções Ulysses Guimarães expõe materiais de ações educativas ambientais e recebe visitação até o domingo (22), quando termina o evento

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O Instituto Brasília Ambiental participa como expositor, por meio da Unidade de Educação Ambiental (Educ) e da Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). No espaço do instituto estão sendo apresentados vídeos das unidades de conservação do Distrito Federal, imagens de fauna e flora do Cerrado e todo o material do projeto Eu Amo Cerrado, que envolve fôlderes e cartazes, como o de abelhas, recentemente lançado.

Estande do Brasília Ambiental na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia conta com informações sobre unidades de conservação do DF e o projeto Eu Amo Cerrado | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Consta ainda maquete que demonstra a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo hídrico, infiltração de água no solo e recarga do lençol freático, bem como, a prevenção de erosão e enchentes. O evento começou dia 16 e segue até domingo (22), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Esta edição homenageia Santos Dumont e tem como tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

O chefe da Educ, Marcus Paredes, diz que o objetivo principal do evento é “mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta que gera valor, inovação, riquezas, soluções, inclusão social e melhoria da qualidade de vida”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O analista de planejamento urbano e infraestrutura da Sucon, Irving Martins Silveira, coordena a participação do Brasília Ambiental no evento e afirma que é de extrema importância a inserção do órgão na SNCT, por ela ser a maior feira de ciências do mundo, tornada política de estado do governo brasileiro há 20 anos e, pelo fato de o Brasília Ambiental ser membro da Rede Distrital de Educação e Divulgação Científica (RedeCiência).

“As unidades de conservação do Brasília Ambiental são vistas, na Rede, como espaços onde ocorrem divulgação científica fora do sistema formal de educação e pesquisa”, explica Silveira, que já participa da Semana desde 2018.

A RedeCiência, instituída legalmente pelo decreto distrital nº 37.486/2016, é uma reunião de espaços informais de divulgação científica e tecnológica no DF que inclui várias instituições, como Jardim Botânico, Zoológico, Caesb e museus de Biologia e de Geologia da UnB, entre outras.

*Com informações do Brasília Ambiental