Fale com o Governo Ações em Destaques

23/10/23 às 18:16

Conselho se reúne para debater desenvolvimento rural sustentável

Encontro reuniu, nesta segunda-feira (23), lideranças rurais e representantes de órgãos públicos

Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

O Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal se reuniu, nesta segunda-feira (23), para discutir as principais demandas apresentadas pelos representantes dos conselhos regionais e tratar do processo eleitoral dos conselhos regionais para a gestão 2024/2025.

Questões como a construção do Galpão do Produtor, estradas rurais, polos regionais, programa Porteira para Dentro, editais de chamamento público e a Rota da Fruticultura estiveram entre as pautas da reunião, que foi realizada na Casa do Cerrado e contou com a presença dos presidentes dos conselhos regionais, lideranças rurais e representantes de órgãos públicos do Distrito Federal.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), que participa da Comissão Geral do processo eleitoral dos conselhos regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CRDRS) do Distrito Federal, abordou algumas das alterações para a realização da próxima eleição dos conselhos, que está prevista para dezembro. Amanda Venturim, da gerência de Comercialização e Organização Rural da Emater, explicou as principais mudanças.

Na reunião, foram debatidas demandas apresentadas pelos representantes dos conselhos regionais e o processo eleitoral dos conselhos regionais para a gestão 2024/2025 | Foto: Divulgação/Emater-DF

“O desenvolvimento rural passa pelo conselho. Aqui é o momento das lideranças apresentarem as principais demandas, as principais propostas, e é daqui que também saem muitas das resoluções das questões que afetam as comunidades rurais. O conselho é muito importante”, ressaltou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.

O secretário de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), Fernando Antonio Rodriguez, ressaltou a importância da participação ativa dos membros do conselho nas reuniões, defendeu que haja encontros com mais frequência e pediu que os representantes levem as informações sobre as eleições às suas comunidades, para que o pleito seja o mais participativo possível.

O secretário-executivo da Seagri-DF, Rafael Bueno, falou sobre o chamamento público para aquisição de equipamentos para associações e cooperativas e explicou que alguns implementos ficarão à disposição para requisições pontuais. Ele destacou também que sete grades aradoras e uma colheitadeira foram disponibilizadas pela Emater-DF ao programa.

Também foi explicado que o primeiro piloto do Galpão do Produtor será para uso misto dos produtores rurais do Assentamento Oziel Alves e está sendo realizado por meio de emenda parlamentar do senador Izalci Lucas.

A Empresa de Regularização de Terras Rurais (ETR) apresentou um Diagnóstico Situacional da Regularização Fundiária Rural do DF referente à macrozona rural de propriedades da Terracap, e abordou os próximos passos da empresa no sentido de conceder a titulação de propriedades aos produtores rurais.

Os representantes dos CRDRS destacaram temas como criação de galpões nas regiões administrativas para realização de feiras e fortalecimento da comercialização da agricultura familiar, atendimento médico nos postos de saúde, obtenção de insumos como adubo orgânico, entre outras demandas.

O papel dos conselhos é sugerir diretrizes para elaboração e implementação de políticas públicas rurais referentes ao desenvolvimento agrário, à agricultura familiar e às demais políticas relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável. O DF possui nove conselhos: Paranoá, Ceilândia, Lago Norte, Gama, Planaltina, Brazlândia, Sobradinho, São Sebastião e Vargem Bonita. A presidência da CDRS é ocupada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri), onde estão vinculados os órgãos do Sistema Agricultura (Emater-DF e Ceasa).

*Com informações da Emater-DF

Últimas Notícias