23/10/2023 às 16:35

Cooperativas habitacionais debaterão Pdot em reunião pública

Encontro está marcado para as 14h da próxima segunda-feira (30), na sede da Seduh

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O direito à cidade, habitação e moradia será novamente debatido durante a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). Na próxima segunda-feira (30), o tema será discutido em uma reunião pública com representantes de cooperativas habitacionais.

[Olho texto=”“É muito interessante escutar esse segmento na formulação do diagnóstico do Plano Diretor e, assim, construir uma leitura comunitária ainda mais inclusiva” ” assinatura=”Mário Pacheco, coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do (Seduh), está marcado para as 14h30, no auditório da sede da secretaria. A reunião também será transmitida no canal da pasta no YouTube, o Conexão Seduh.

O assunto já havia sido tema de uma oficina participativa, por segmento, em maio. A retomada da discussão, dessa vez no formato de reunião pública, atende a uma decisão do Comitê de Gestão Participativa (CGP) da revisão do Pdot.

Demandas

“As cooperativas de habitação estão espalhadas por todo o território e possuem um contato cotidiano junto à população, portanto, também possuem uma grande cobertura quanto às diferentes demandas que a população apresenta para a pauta habitacional”, explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco. “É muito interessante escutar esse segmento na formulação do diagnóstico do Plano Diretor e, assim, construir uma leitura comunitária ainda mais inclusiva.”

“O CGP, como gestão participativa da população que representa a voz do povo, percebeu a necessidade de uma maior proximidade entre essas entidades, a secretaria e demais órgãos governamentais”, aponta a representante do Projeto de Assistência ao Estudante de Samambaia (Paes) no CGP, Verônica Ferreira.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Isso visa proporcionar mais transparência e clareza a um processo que afeta diretamente aqueles que mais necessitam, que esperam anos por uma oportunidade de ter um lugar, uma casa, uma moradia para chamar de sua”, acrescenta.

Durante a oficina, as cooperativas apresentarão as demandas e, com orientação dos técnicos da Seduh, farão marcações das localizações discutidas em um mapa exposto na sala do evento. Mais informações podem ser acessadas no site do Pdot.

Serviço

Reunião pública com as cooperativas habitacionais
? Data: dia 30 (segunda-feira), às 14h30
? Local: Sede da Seduh – Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, Edifício Number One, 18º andar
? Acesso virtual pelo canal Conexão Seduh.

*Com informações da Seduh