23/10/2023 às 18:50, atualizado em 23/10/2023 às 18:51

Processo seletivo para técnico em análises clínicas tem inscrições abertas

Aulas são voltadas à educação profissional de nível médio e serão ministradas pela Escola Técnica de Saúde de Brasília

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Começaram, nesta segunda-feira (23), as inscrições para participar de processo seletivo do curso de nível médio Técnico em análises clínicas (TAC). As aulas serão realizadas pela Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), órgão da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). As inscrições são gratuitas e vão até as 22h da próxima sexta-feira (27).

O curso se destina a alunos que, até o último dia disponível para a matrícula ? prevista entre 8 e 12 de janeiro de 2024 ?, tenham concluído o ensino médio ou modalidade equivalente, e que tenham, no mínimo, 18 anos de idade. São ofertadas 40 vagas ao todo, sendo 20% (8) destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD) e 10% (4) a servidores efetivos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

Há vários laboratórios de análise clínica em busca de profissionais qualificados no DF | Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF

O processo seletivo é composto por duas etapas. A primeira trata da validação das inscrições, na qual serão consideradas as primeiras 150 que preencherem os requisitos previstos no item 1.2 do edital do concurso. A segunda fase consiste na aplicação de prova objetiva, com 20 questões de língua portuguesa e 20 de matemática.

A carga horária total do curso é de 1.400 horas, distribuídas em momentos presenciais na Etesb e em cenários de prática, além de atividades extraclasses e aulas a distância. Também é prevista a Prática Profissional em Serviço (estágio curricular obrigatório), a ser realizada em unidades de saúde da SES-DF ou em outros espaços, conforme disponibilidade dos servidores.

O técnico de nível médio em análises clínicas é o profissional que executa atividades padronizadas de laboratório necessárias ao diagnóstico de determinada enfermidade

A Etesb expedirá diploma de nível médio de TAC, do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, aos estudantes que concluírem com aproveitamento satisfatório o itinerário de formação ao exercício da profissão.

Trata-se, segundo o diretor da Etesb, Roberto Louzeiro, de um curso visado pelos jovens, pois no DF há vários laboratórios de análise clínica em busca de profissionais qualificados. “Hoje, esse é, no mercado de trabalho, o quinto maior curso técnico procurado no país, valorizando muito a mão de obra.”

O técnico de nível médio em análises clínicas é o profissional que executa atividades padronizadas de laboratório necessárias ao diagnóstico de determinada enfermidade. O profissional pode atuar nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. O TAC realiza, ainda, o trabalho de investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas na área.

Acesse o edital do processo seletivo e o link para a inscrição.

*Com informações da Secretaria de Saúde