24/10/2023 às 19:44, atualizado em 25/10/2023 às 08:33

Anunciada a duplicação do trecho da BR-080 no Distrito Federal

Obra consta no Plano de Governo 2023-2026 e faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento. Investimento será de R$ 315 milhões no alargamento de trecho de 24 km

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

O governador Ibaneis Rocha anunciou a duplicação da BR-080 em reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, nesta terça-feira (25). A obra contempla trecho de 24 quilômetros, entre o entroncamento com a DF-001, em Taguatinga, e a divisa do DF com Goiás, próximo ao Povoado da Vendinha. A empresa responsável pela intervenção já foi contratada e o projeto já está pronto, restando apenas a aprovação do licenciamento ambiental. A medida beneficiará 80 mil motoristas diariamente.

O alargamento da via faz parte do Plano de Governo 2023-2026 e foi incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal em agosto deste ano. “Foi o único pedido que eu fiz para o presidente, a inclusão (da duplicação da BR-080) no PAC. E, graças a Deus, fomos atendidos pelo presidente Lula. E nós vamos agora iniciar essa obra”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

A a duplicação da BR-080 beneficiará 80 mil motoristas diariamente | Foto: Arquivo/Agência Brasília

“Nós estamos com quase tudo pronto, só aguardando o licenciamento ambiental, que sairá nos próximos dias para, este mês de novembro, darmos a ordem de serviço, o que vai ser muito importante para Brazlândia e para o desenvolvimento de todo o Distrito Federal”, salientou o ministro dos Transportes. “É uma parceria do Governo do Distrito Federal, o GDF, com o governo federal, por determinação do presidente (Luiz Inácio) Lula (da Silva), nós vamos trabalhar para fazer essa obra”.

A BR-080 é a única saída do DF que ainda não é duplicada e já registrou diversos acidentes de trânsito. Por isso, a importância da obra como forma de garantir mais segurança para os motoristas e melhorar a ligação da área leste do DF com Goiás e demais estados da região, como Tocantins e Mato Grosso. Além disso, contribui com o desenvolvimento da região onde a agricultura tem grande relevância para a capital. Em 2022, o GDF executou 8,2 km de alargamento da BR-080, no trecho da DF-001 na saída da Estrutural e que dá acesso ao 26 de Setembro.

Também participaram da reunião, realizada no Ministério dos Transportes, o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, o deputado federal Rafael Prudente e o deputado distrital Iolando Almeida.

24/10/2023 - Anunciada a duplicação do trecho da BR-080 no Distrito Federal