24/10/2023 às 15:44, atualizado em 24/10/2023 às 20:34

Instaladas vigas de concreto no viaduto em construção no Setor Policial

Foram implantadas seis do total de 12 do elevado, que representa mais uma etapa de implantação do Corredor Eixo Oeste

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Secretaria de Obras concluiu, nesta segunda-feira (23), a implantação de seis das 12 vigas de concreto armado no viaduto em construção no Setor Policial Sul. As outras seis serão instaladas hoje. Os serviços foram executados durante a noite para minimizar os impactos causados no trânsito da região.

Cerca de 30 operários trabalharam no período noturno para a instalação das seis primeiras vigas de concreto armado no viaduto em construção no Setor Policial Sul | Foto: Divulgação/Secretaria de Obras

Cada uma das hastes mede 18 metros de comprimento e tem um peso aproximado de 28 toneladas. O serviço contou com a força de trabalho de aproximadamente 30 operários. Após a instalação das vigas, serão iniciados os serviços de concretagem das lajes, montagem de forma e concretagem da transversina e do tabuleiro.

A construção deste viaduto faz parte do primeiro trecho das obras de transformação da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). Situado no intervalo entre a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e o fim da interseção viária entre a Epig e o Setor Policial, a primeira etapa desta importante obra de mobilidade prevê a implantação de corredor BRT, a construção de dois novos viadutos, instalação de ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.

Após a instalação das vigas, estão sendo iniciados os serviços de concretagem das lajes, montagem de forma e concretagem da transversina e do tabuleiro

“Esta é mais uma importante obra viária do Corredor Eixo Oeste que está em andamento. A via Epig será totalmente reformada. Com isso, esperamos reduzir em pelo menos 25 minutos o tempo de deslocamento do Sol Nascente ao Eixo Monumental”, explica o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

Interdições

Com início nesta segunda-feira (23), dois trechos do Setor Policial Sul ficarão interditados pelos próximos 50 dias, sempre no período noturno, das 20h às 5h.

Um dos trechos interditados na via, sentido Epig/EPTG, tem extensão de 910 metros e está localizado próximo ao cemitério. Dessa forma, motoristas que desejem acessar a Epig, sentido EPTG, devem pegar a alça de acesso à Epig e seguir por 3 km até o novo Viaduto do Sudoeste.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os motoristas que trafegam pela via Epig, sentido Eixo Monumental, podem acessar o Setor Policial pela nova alça de acesso.

Já os motoristas que trafegam no sentido contrário, sentido EPTG/Epig, devem utilizar rota alternativa pelo viaduto de interseção da Epig/Epia, um desvio de cerca de 2,7 km.

Corredor Eixo Oeste

Com 38,7 quilômetros de extensão, prevê o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Hélio Prates, a Epig e a Estrada Parque Polícia Militar (ESPM), que leva ao Terminal da Asa Sul. O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto. As obras serão feitas por trechos, uma vez que seria inviável fazer as intervenções no trânsito de uma vez.

Instaladas vigas de concreto no viaduto em construção no Setor Policial

*Com informações da Secretaria de Obras