25/10/2023 às 16:13

Curso capacita servidores de bibliotecas sobre seleção e descarte de livros

Orientações são dadas na Biblioteca Nacional de Brasília, com 46 participantes, sobre a atualização de acervos, de acordo com as necessidades e os interesses das comunidades que atendem

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Servidores do Sistema de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal (SBPDF) concluem, nesta quarta-feira (25), três dias de capacitação sobre critérios para seleção e descarte de livros em bibliotecas públicas. O curso teve início na segunda (23), no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec).

Capacitação de servidores visa otimizar o uso do espaço disponível para livros em cada biblioteca | Foto: Divulgação/Secec

O sistema inclui 24 bibliotecas, e 46 agentes se inscreveram. “Esse tipo de evento é muito importante para ampliar a integração entre os servidores dessa rede que estão sob a coordenação da Biblioteca Nacional. A iniciativa reforça o compromisso da Secec com apoio técnico aos espaços e capacitação do pessoal”, explica o subsecretário de Patrimônio Cultural, Felipe Ramón, que recebeu os agentes na abertura do evento.

“As bibliotecas precisam manter seus acervos atualizados e adequados às necessidades e interesses das comunidades que atendem”, recomentou a diretora da BNB, Marmenha Rosário. Ela divide a condução do encontro com a ex-gerente de atendimento da BNB e atual gestora da Biblioteca Pública de Brasília, na 512 Sul, Aline Alves de Lima.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A maioria dos presentes enfatizou o interesse em aprender sobre o manejo das coleções. “Além da questão da atualização do acervo, estar aqui hoje é importante porque temos oportunidade de tirar dúvidas e aprimorar o nosso atendimento do dia a dia”, declarou o servidor da Biblioteca Pública do Guará Denílson Dutra, há 16 anos no posto.

Otimizar o uso do espaço disponível para livros em cada biblioteca é um dos desafios que gestores e gestoras desses equipamentos enfrentam. Daí a importância de estabelecer critérios para seleção, desbaste, descarte, aquisição e aceitação de doações.

Rosário enfatizou a importância de as bibliotecas públicas seguirem as diretrizes da Federação Internacional de Associações de Bibliotecas (IFLA, na sigla em inglês), entidade ligada à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

*Com informações da Secec