26/10/2023 às 13:28, atualizado em 26/10/2023 às 13:41

Distrito Federal recebe evento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

O treinamento, realizado durante dois dias, é realizado no formato online e presencial e é voltado a profissionais da área de todo o país

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

O auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) foi o local escolhido para sediar o Treinamento Regional do Sistema CEP/Conep, que ocorre nesta quinta (26) e na sexta-feira (27), com palestras e oficinas que discutem atualidades e desafios em âmbito local e nacional.

O evento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), realizado em parceria com a Fepecs, é voltado para profissionais que atuam em Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) e outros interessados na área de pesquisa em geral. Cerca de 1.800 pessoas se inscreveram para participar de maneira online, além de 150 que optaram por acompanhar o treinamento de forma presencial.

Durante a abertura do evento, a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, ressaltou o “orgulho de recepcionar um evento como esse” e falou da importância do CEP da instituição que “desenvolve um trabalho de excelência, seja na inserção dos acadêmicos no ambiente de pesquisa, ou na publicação para a comunidade científica local, nacional e internacional dos resultados obtidos em nossos periódicos ou revistas de grande prestígio”.

Cerca de 1.800 pessoas se inscreveram para participar de maneira online, além de 150 que optaram por acompanhar o treinamento de forma presencial | Foto: Divulgação/Fepecs

Trabalho do CEP

O Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Fepecs recebe, anualmente, cerca de 1.200 projetos desenvolvidos por servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e por alunos de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), além de trabalhos de diferentes instituições públicas e privadas do DF e de outras cidades do país.

O CEP é uma instância colegiada composta por representantes de diversas áreas do conhecimento, responsável por fazer a apreciação ética de pesquisas que envolvem seres humanos. Toda pesquisa que envolve ser humano precisa, obrigatoriamente, passar por avaliação de um CEP para que possa ir adiante. Isso ocorre porque o principal objetivo de um CEP é a proteção dos participantes de pesquisa.

Subordinado à Conep, que é um órgão do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (MS), o CEP também realiza o monitoramento de pesquisas mais complexas, que implicam em maiores riscos aos participantes envolvidos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O coordenador do CEP da Fepecs, Marcondes Siqueira Carneiro, avalia que encontros como esse “promovem grandes reflexões sobre valores morais e éticos em um mundo dinâmico, de constante avanço científico e tecnológico”. Para ele, “sediar ou participar ativamente de eventos desta natureza é sempre uma honra para qualquer ambiente acadêmico em que ocorra, pois a bioética é o alicerce para a construção de toda ciência feita com responsabilidade”.

Cronograma

O evento teve início nesta quinta-feira (26) pela manhã e seguirá durante todo o dia, com uma programação extensa, que envolve debates de temas como pesquisas em instituições do sistema único de saúde (SUS) e tira-dúvidas dos participantes.

Na sexta-feira (27), último dia do treinamento, os palestrantes vão falar sobre os sistemas utilizados pelos profissionais que trabalham em CEPs e as normativas que tratam sobre atualização desses sistemas.

O evento está sendo transmitido pelo canal institucional no YouTube e pode ser acompanhado por qualquer pessoa interessada nos assuntos propostos.

*Com informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)