26/10/2023 às 16:20

Mutirão agiliza atendimento a pacientes com câncer de mama

Promovida no Hospital Regional de Santa Maria, iniciativa ofereceu diagnósticos e reforçou a conscientização sobre a doença, como parte da campanha do Outubro Rosa

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em um esforço conjunto para enfrentar o câncer de mama e proporcionar diagnóstico, acolhimento e cuidados médicos de qualidade, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) promoveu um mutirão para realizar punção de mama por agulha grossa guiada por ultrassonografia nesta quarta (25), em alusão ao mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, como parte da campanha do Outubro Rosa. Foram beneficiadas pacientes que aguardavam na fila da regulação de saúde. 

Durante o mutirão, além do atendimento, pacientes receberam material informativo | Foto: Divulgação/IgesDF

“A biópsia guiada por ultrassom é uma técnica minimamente invasiva que nos permite obter amostras de tecido com alta precisão”, explicou a mastologista Gabriela Feitosa Lins de Albuquerque, da equipe do HRSM. “Isso é fundamental para um diagnóstico precoce, portanto, para o aumento das chances de tratamento bem-sucedido”. Esse procedimento é regulado e inclui todas as unidades do Distrito Federal, cabendo ao médico regulador fazer o direcionamento das pacientes.  

Outubro Rosa

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além do mutirão, a equipe se dividiu em duas frentes. Enquanto dois integrantes executavam os procedimentos, outros dois ministravam workshops no hall do ambulatório, abordando o autocuidado e respondendo às dúvidas das mulheres e colaboradores ao longo do dia. Também foram distribuídas cartilhas informativas sobre o autoexame e medidas preventivas. Durante a espera na unidade ambulatorial, também houve música ao vivo. 

*Com informações do IgesDF