27/10/2023 às 14:34

Caminhada encerra atividades de semana da saúde de servidores

Ação realizada em um dos importantes parques ecológicos do DF teve como objetivo o bem-estar, a qualidade de vida e a integração dos servidores do instituto

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O Parque Ecológico do Lago Norte foi o palco, na manhã desta sexta-feira (27), do encerramento da XI Semana da Saúde e Segurança do Trabalho, com a realização da Caminhada pela Saúde. Esta ação, realizada pelo Instituto Brasília Ambiental, trouxe diversas atividades no decorrer da semana aos servidores da autarquia, visando o bem-estar e a integração da equipe.

A Caminhada pela Saúde com os servidores do Brasília Ambiental no Parque Ecológico do Lago Norte marcou o encerramento da XI Semana da Saúde e Segurança do Trabalho | Fotos: Divulgação/Brasília Ambiental

“Quero reforçar a importância de ações como essa, que promovem a qualidade de vida. Isso é fundamental para a gente poder estar bem, não só no trabalho, mas com nossa família, no nosso dia-a-dia”, disse o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, durante o evento.

Já tradicional na Semana da Saúde do instituto, a caminhada foi guiada pelo educador físico Renato Pinheiro, da Academia Buriti. Os servidores também puderam participar de uma aula de yoga, com o educador físico e master trainer de superioga (método de fortalecimento físico e mental) Rapha Dantas.

“A Semana da Saúde é um momento único em que vemos a importância de olhar para a nossa saúde. As palestras trouxeram esse olhar da saúde mental para entender que precisamos de pausas. E agora, a yoga dá essa visão do cuidado com o físico e o mental”, comentou Erick Ribeiro, servidor da Assessoria da Superintendência de Administração Geral (Suag).

Os servidores também puderam participar de uma aula de yoga no encerramento da XI Semana da Saúde e Segurança do Trabalho

Segundo o superintendente de Administração Geral, Ricardo Roriz, o cuidado da saúde mental e física do servidor público é uma responsabilidade da administração pública. E a Semana da Saúde tem esse objetivo, estimular boas práticas voltadas ao bem-estar e conscientizar quanto à busca contínua de hábitos saudáveis.

“Nessa semana, falamos muito da importância de momentos de descompressão, de relaxamento, momentos de olhar para nosso interior. Não adianta nada tentar ser bom servidor se não estiver bem consigo mesmo, se não estiver saudável, com a mente boa. A nossa engrenagem deve estar funcionando para a máquina estatal funcionar”, completou Roriz.

Sucesso

A Semana da Saúde e Segurança do Trabalho promoveu várias atividades para os servidores da autarquia, tanto de forma presencial quanto online. A ação contou com diversos convidados que levaram o debate de temas importantes, como Síndrome de Burnout, Assédio na Administração Pública e a Importância da fisioterapia na saúde do trabalhador, por exemplo.

Todas as palestras foram transmitidas pelo YouTube a fim de atingir o maior número possível de servidores, considerando que há muitos que são lotados em unidades descentralizadas do órgão, além da sede.

Também foi realizada a Feira da Saúde, com a aferição de pressão e glicemia, realização de ginástica laboral, estande do Clube de Desconto do Servidor e do Programa de Atenção Materno Infantil do DF (Proamis), entre outras atrações, além do sorteio de brindes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Gostaria de agradecer a todos do Brasília Ambiental, os palestrantes, que nos ajudaram em mais esta Semana da Saúde. E o seu sucesso deve-se muito a participação dos servidores que estão cada vez mais conscientes da necessidade de se trabalhar com qualidade de vida”, disse gerente de Capacitação e Desenvolvimento do Brasília Ambiental, Ionise Cavalcante, uma das organizadoras dos eventos.

A Semana da Saúde, instituída pela Instrução Normativa 394/2018 e prevista no Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), ocorre desde 2012 e não conta com orçamento para sua realização. Dessa forma, as palestras e ações presenciais são viabilizadas por meio de parcerias com outros órgãos do governo, ou com profissionais liberais que têm interesse em divulgar seus trabalhos.

*Com informações do Brasília Ambiental