27/10/2023 às 18:40, atualizado em 27/10/2023 às 18:51

Estudantes da UnB e Iesb visitam obras da bacia de detenção do Drenar DF

Graduandos viram de perto avanço dos trabalhos de escavação do reservatório, com capacidade para armazenar 96 mil m³ de água

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

O Drenar DF, maior programa de escoamento e captação de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF), recebeu, nesta sexta-feira (27), a visita de estudantes do curso de engenharia da Universidade de Brasília (UnB) e do Centro Universitário Iesb. O local da visita foi a bacia de detenção das águas pluviais, no Setor de Embaixadas Norte.

Estudantes visitam a obra do Drenar DF: quase 3,5 km de túneis, de um total de 7,7 km contratados, já foram escavados | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Os graduandos puderam conferir de perto as obras de escavação do reservatório, que estão em ritmo acelerado, com 233,3 mil m³ já escavados – o equivalente a 93 piscinas olímpicas. Segundo o projeto, serão retirados 245,8 mil m³ do local, onde, futuramente, ficará o Parque Urbano Internacional da Paz.

Com capacidade para armazenar até 96 mil m³ de água e volume útil de 70,2 mil m³, a bacia atuará para reduzir a pressão do volume que desemboca no Lago Paranoá. Outra funcionalidade prevista para a lagoa é a requalificação dessas águas pluviais.

O estudante Marcos Vinicius Lourenço destacou a importância de observar o conteúdo das aulas na prática

Para o estudante Marcos Vinicius Lourenço, de 24 anos, a visita técnica realizada à bacia de detenção agregará em sua formação. “A gente pôde observar os conhecimentos técnicos aplicados na parte de contenção e compactação da terra. Esse conhecimento vai ajudar bastante, muito bom poder trazer o conteúdo aprendido para a prática”, disse.

Em sua primeira visita pelo curso, Leonildo Furtado, de 22 anos, disse ter ficado surpreso com a dimensão da obra: “A expectativa era adquirir experiência e conhecimento, mas não tinha ideia do tamanho e de como funcionaria a bacia”.

Investimento

“Não tinha ideia do tamanho e de como funcionaria a bacia”, comentou o estudante Leonildo Furtado

Os serviços são executados por empresas contratadas pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). O investimento total da obra é superior a R$ 174 milhões. “É uma obra muito grande, feita inteiramente com recursos da Terracap; é a maior obra de contratação própria da agência”, destaca Hamilton Lourenço Filho, diretor técnico responsável pela obra.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Drenar DF foi dividido em cinco lotes e está sendo executado por cinco empresas distintas contratadas pela Terracap e coordenadas pela Concremat. O sistema avança simultaneamente nas quadras 902, 702, 302, 102, 202 e 402 da Asa Norte, atravessando o Eixo Rodoviário Norte (Eixão) e a L2 Norte.

Além da escavação da bacia de detenção, outra etapa em estágio avançado das obras diz respeito à construção dos poços de visita (PVs). Até o momento, foram construídas 54 unidades e outras 27 estão em andamento, totalizando 731 metros de profundidade. O projeto ainda prevê a instalação de mais 23 PVs.

Quase 3,5 km de túneis, de um total de 7,7 km contratados, já foram escavados. O programa utiliza o método tunnel liner, que possibilita a construção de galerias e passagens subterrâneas sem a necessidade de interferência na superfície, evitando assim transtornos no cotidiano dos moradores das regiões onde as obras estão sendo realizadas.

27/10/2023 - Estudantes da UnB e Iesb visitam obras da bacia de detenção do Drenar DF