27/10/2023 às 18:22, atualizado em 27/10/2023 às 18:30

Implantação de calhas reforça captação das águas pluviais na Fercal

Ação visa direcionar a drenagem da chuva na região da Comunidade Rua do Mato; trabalho beneficia cerca de 400 moradores do setor

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Para evitar os impactos do período chuvoso, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem atuado de forma preventiva nas regiões administrativas. Na Fercal, a Chácara 9 da Comunidade Rua do Mato recebeu a implantação de calhas e a ampliação das caixas coletoras pluviais para auxiliar a drenagem da água das chuvas, evitando alagamentos e erosões.

Fruto de ação conjunta, trabalho demandou três dias e mobilizou 22 pessoas | Foto: Divulgação/GDF Presente

Durante três dias, foram instaladas 17 calhas em um trecho de 22 metros para beneficiar cerca de 400 moradores do setor. Na mesma operação, foram substituídas as caixas de distribuição que levam a água captada até o córrego.

“A geografia na região é um pouco íngreme, e identificamos que a captação não estava suportando a água das chuvas; então, fizemos a ampliação de duas caixas coletoras pluviais e a implantação das calhas para melhorar a drenagem naquela rua”, detalha o administrador da Fercal, Fernando Lima.

Trabalho conjunto

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O serviço foi executado por meio de uma ação conjunta entre a Administração Regional da Fercal e o programa GDF Presente, gerido pela Secretaria de Governo (Segov), durante ação que mobilizou 22 pessoas, entre servidores do GDF e reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). As calhas foram cedidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e a obra contou com recursos da administração.

“Estamos todos trabalhando juntos em prol dos moradores”, afirma o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves. “Ali era uma área em que havia alagamento e acúmulo de água, que acabava indo para dentro das casas. Essa contenção vai desviar a água para o córrego.”

21/10/2023 - Implantação de calhas reforça captação das águas pluviais na Fercal