27/10/2023 às 16:47, atualizado em 28/10/2023 às 09:22

Programa do GDF, Ginástica nas Quadras recebe homenagem

Solenidade na Câmara dos Deputados ressaltou a importância da iniciativa da Secretaria de Educação, que tem como principal foco a saúde física e mental, além de sociabilidade

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em solenidade realizada nesta sexta (27) na Câmara dos Deputados, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE) recebeu uma homenagem pelo programa Ginástica nas Quadras. “É um programa para ser expandido para outros estados da Federação”, declarou o deputado Reginaldo Veras, que é professor e presidiu a solenidade. 

Cléa dos Santos, 62, participa do Ginástica nas Quadras na CRE de Taguatinga há cinco anos: “O programa é um lugar de fazer amigos, ser amigo e de ter muita sociabilidade, e isso é tudo o que precisamos” | Foto: Mary Leal/SEE

[Olho texto=”“Esse programa se consolida como uma política de prevenção a doenças” ” assinatura=”Isaías Aparecido, secretário-executivo da Educação” esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre os incentivos que o programa recebe, foi destacado um investimento de R$ 250 mil feito por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Gabriel Magno. Ao fim do evento, houve professores de educação física da SEE promoveram breve atividade, colocando o público presente para se exercitar.

“A nossa missão é ampliar e melhorar o Ginástica nas Quadras; ter mais profissionais envolvidos, cuidando do nosso público, que a cada ano, só aumenta”, afirmou o secretário-executivo da Educação, Isaías Aparecido. “Esse programa se consolida como uma política de prevenção a doenças. Assim, investir em educação é investir na saúde da nossa comunidade.”

Participante do programa na Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga há cinco anos, Cléa dos Santos, 62, ressaltou: “Eu tenho toda a assistência nas atividades. Além da parte física, nós também temos a parte emocional e social, porque o programa é um lugar de fazer amigos, ser amigo e de ter muita sociabilidade, e isso é tudo o que precisamos”.

Política pública

Promovido desde o início da década de 1980, o Ginástica nas Quadras foi consolidado como política pública em 1983. O programa é composto por professores de educação física da SEE, além de uma equipe multidisciplinar, e tem como objetivo desenvolver atividades físicas que ajudam a evitar doenças ligadas ao sedentarismo, bem como contribuem para saúde mental e a sociabilidade aos seus participantes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

São oferecidas as modalidades de natação, hidroginástica, ginástica localizada, yoga, condicionamento físico, entre outras. As atividades são praticadas dentro das unidades escolares ou nos espaços públicos próximos às escolas. O programa é acompanhado pela Gerência de Desportos, vinculada à Subsecretaria de Educação Básica.

Atualmente, 12 coordenações regionais de ensino (CREs) atendem estudantes e a comunidade escolar a partir dos 15 anos de idade, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Para participar, é preciso apresentar atestado médico para a prática de atividades físicas. As CREs que oferecem o programa são as de Ceilândia, Taguatinga, Gama, Núcleo Bandeirante, Samambaia, Guará, Plano Piloto, Santa Maria, Planaltina, Recanto das Emas, São Sebastião e Sobradinho.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF