27/10/2023 às 19:04, atualizado em 27/10/2023 às 20:28

Servidores recebem capacitação para modelo atualizado de governança

Curso foi realizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal em parceria com a Egov

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) já capacitou 148 servidores públicos de 38 órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal (GDF) para aplicação do modelo de governança desenvolvido pela Controladoria. O curso Modelo de Governança para os Comitês Internos de Governança – CIG: diretrizes práticas, realizado em parceria com a Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), formou a terceira e última turma de 2023 e foi finalizado nesta sexta-feira (27).

[Olho texto=”“O intuito é capacitar todos os servidores dos Comitês Internos de Governança para que eles possam de fato exercer a função que eles têm. Por isso, esse curso é bem prático”” assinatura=”Daniel Lima, controlador-geral do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

O controlador-geral do DF, Daniel Lima, explica que “o intuito é capacitar todos os servidores dos Comitês Internos de Governança para que eles possam de fato exercer a função que eles têm. Por isso, esse curso é bem prático”. Lima afirma ainda que a CGDF tem investido em capacitações em todas as áreas que atua, desde correição, transparência, controle social, governança, compliance, controle interno e ouvidoria.

A capacitação voltada para governança aborda a importância da política de governança e os benefícios que ela traz para os órgãos públicos, como explica a coordenadora de Governança da CGDF, Anna Karina da Silva: “Logo no início do curso, a gente explica os conceitos de governança. Depois, falamos sobre a importância dos elementos de governança para órgão, que são o planejamento estratégico, o mapeamento de processos, o controle interno, a gestão de riscos, a transparência e a ouvidoria, além dos elementos de liderança. No final, propomos diretrizes práticas de como operacionalizar o Comitê Interno de Governança”.

Participaram da terceira turma do curso servidores do IPEDF, DF Legal, DPDF, SLU, Seagri, Instituto Brasília Ambiental, SEL, Jardim Botânico de Brasília e Semob | Foto: Rossana Gasparini/CGDF

Os Comitês Internos de Governança (CIGs) foram instituídos por meio do Decreto nº 39.736/2019. Até o momento, 84 órgãos e entidades do GDF já instituíram os seus CIGs. A partir da publicação da norma, a CGDF desenvolveu o modelo de governança para auxiliar os servidores do DF a aplicarem nos órgãos as boas práticas de governança, contribuindo para o avanço da gestão governamental.

Os CIGs são compostos pela alta gestão dos órgãos e entidades, mas o curso é aberto para todos os servidores do DF. A governança traz as atividades desenvolvidas em cada um dos elementos de governança – planejamento estratégico, mapeamento de processos, controle interno, por exemplo – para que o gestor possa tomar a melhor decisão com base no desenvolvimento dessas atividades.

A servidora Liliane Menegotto é chefe da Unidade de Planejamento do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF) e, segundo ela, o curso trouxe conceitos importantes que podem ser implementadas no órgão. “Estamos implementando o modelo de governança no IPEDF e, por isso, o curso está sendo muito produtivo, porque está trazendo conhecimento técnico e tirando muitas dúvidas que eu tinha. No IPEDF já criamos Comitê de Governança e agora vamos revisar o regimento interno e elaborar o planejamento estratégico. Tudo isso é fundamental para o órgão, porque implementando a governança, a gente tem todos os mecanismos de controle, avaliação, tomada de decisão e monitoramento”, diz.

Além do IPEDF, participaram da terceira turma do curso servidores do DF Legal, Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), Instituto Brasília Ambiental, Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF), Jardim Botânico de Brasília, Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF).

*Com informações da CGDF