30/10/2023 às 20:08, atualizado em 30/10/2023 às 20:09

Livros infantis levam educação de trânsito para as escolas públicas

A coletânea de história procura conscientizar as crianças dos cuidados que devem ter desde pequenininhas

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Cerca de 400 crianças da educação infantil da rede pública de ensino participaram do lançamento da coleção Trânsito Seguro nesta segunda-feira (30). A série de livros infantis foi desenvolvida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e será distribuída como material didático nas escolas públicas.

Didática e ricamente ilustrada, a coleção é composta por três livros infantis: Eu, Passageiro, Eu, Ciclista, e Eu, Pedestre. Seu principal objetivo é introduzir a temática do trânsito na educação infantil.

“A coleção visa apoiar os esforços de conscientização do público infantojuvenil, representando um presente oferecido pelo Detran aos professores de educação infantil. O livro ‘Eu, Passageiro’ destaca a importância do uso do cinto de segurança e da cadeirinha para essa faixa etária. ‘Eu, Ciclista’ aborda a utilização segura da bicicleta, uma vez que essa faixa etária está começando a pedalar. Por fim, ‘Eu, Pedestre’ ressalta que todos nós somos pedestres”, explica a diretora de Educação no Trânsito, Paula Nunan.

Nunan informa que todas as escolas de educação infantil e bibliotecas públicas receberão o material didático. “Estamos contribuindo para a redução das estatísticas e promovendo conscientização nas escolas, uma vez que as crianças são nossos multiplicadores. Este material é notável e inclusivo, apresentando personagens diversos, incluindo uma criança albina, um japonês e uma criança negra, demonstrando a diversidade que o Detran deseja levar às escolas públicas, mostrando que todos nós fazemos parte do trânsito”, destaca a diretora.

Diversão e ludicidade

Aline Campos, coautora da coleção Trânsito Seguro: “Os livros são lúdicos, coloridos e interativos, com um formato que lembra quebra-cabeças, permitindo que as crianças absorvam esse conhecimento de maneira leve e divertida”

Aline Campos, analista de atividades de trânsito e coautora da coleção, destaca a ludicidade dos livros, que facilitará a transmissão de conhecimento pelos professores, pais e familiares às crianças. “Os livros são lúdicos, coloridos e interativos, com um formato que lembra quebra-cabeças, permitindo que as crianças absorvam esse conhecimento de maneira leve e divertida”, enfatiza.

[Olho texto=”“Estamos contribuindo para a redução das estatísticas e promovendo conscientização nas escolas, uma vez que as crianças são nossos multiplicadores. Este material é notável e inclusivo”” assinatura=”Paula Nunan, diretora de Educação no Trânsito” esquerda_direita_centro=”direita”]

Durante o lançamento, as crianças participaram de diversas atividades, como um circuito de kart infantil, o teatro da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e contação de histórias.

Para a coordenadora e professora do Centro de Educação Infantil do Riacho Fundo II, Ylana Soares, apesar da temática já ser trabalhada dentro de sala de aula, o material e o dia de ensinamento promovido facilitará o aprendizado dos pequenos. “Trabalhamos o trânsito no dia a dia e acredito que começar a fazer um trabalho de conscientização desde pequenininhos, seja sobre a faixa de pedestre ou os sinais de trânsito de maneira diferenciada e lúdica, é um diferencial. Agora, com esse material de apoio, será muito importante para o nosso trabalho”, destaca.

Caso as escolas da rede pública tenham interesse em receber a coleção, basta entrar em contato com o Departamento de Educação de Trânsito. O departamento também desenvolve o programa Detran nas Escolas, que leva a educação de trânsito por meio da literatura infantil. A distribuição dos livros é feita nas escolas de forma gratuita, basta que as instituições enviem um e-mail para direduc@detran.df.gov.br.