30/10/2023 às 17:04, atualizado em 30/10/2023 às 17:24

Solenidade de Troca da Bandeira será realizada em 19 de novembro

Evento que atrai moradores e visitantes e neste mês será promovido sob a organização da PMDF tem data adiada para coincidir com o dia em comemoração do maior símbolo nacional

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O Governo do Distrito Federal (GDF) promoverá a Troca da Bandeira no dia 19 de novembro, a partir das 9h, na Praça dos Três Poderes, data em que se comemora o Dia da Bandeira. A solenidade, conhecida como Bandeirão, é realizada sempre no primeiro domingo de cada mês. Em novembro, porém, o dia é alterado em função da homenagem que se faz ao maior símbolo nacional.

A tradicional solenidade de Troca da Bandeira, o “Bandeirão”, é realizada todos os meses, com organização alternada entre as forças de segurança do DF, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A execução do evento, que atrai muitos turistas e os próprios moradores da cidade, este mês é de responsabilidade da Polícia Militar do Distrito Federal. Durante o ano, as forças de segurança do DF (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) alternam a promoção da solenidade com o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, seguindo calendário estabelecido pelo Decreto presidencial nº 99.217, de 23 de abril de 1990.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A bandeira é hasteada no mastro de 110 metros de altura. A substituição mensal é feita devido ao desgaste causado pelo sol e pelo vento.

A cerimônia foi instituída pela Lei Federal nº 5.700 em 1º de setembro de 1971.

Serviço
Troca da Bandeira Nacional
– Data: 19 de novembro (domingo)
– Horário: 9h
– Local Praça dos Três Poderes

*Com informações da Casa Militar do DF