31/10/2023 às 09:49

Acordo de cooperação vai ampliar capacidade de RPPNs distritais

Parceria oferece auxílio gratuito aos proprietários que desejam criar unidades de conservação no DF

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O Instituto Brasília Ambiental firmou acordo de cooperação com o Instituto Cerrados (IC) para apoiar a criação de unidades de conservação privadas, denominadas reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs), em âmbito distrital.

Parceria permitirá que pessoas interessadas em criar uma RPPN tenham orientação especializada | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

“A parceria vai otimizar, agilizar e ampliar a capacidade de criação de RPPNs distritais, aperfeiçoando o serviço aos brasilienses sem gerar novos custos”, explica a diretora de Implantação de Unidades de Conservação do instituto, Carolina Lepsch.

Com o acordo, o IC, por meio do programa Jurema de Proteção do Cerrado, oferecerá auxílio gratuito aos proprietários que desejam criar RPPN no DF, incluindo georreferenciamento, apoio documental e orientação processual. Dessa forma, as propostas de criação dessas unidades chegarão ao Brasília Ambiental organizadas, agilizando a avaliação dos técnicos do órgão, bem como a publicação no Diário Oficial do DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Instituto Cerrados é uma organização da sociedade civil (OSC) que atua há mais de dez anos na proteção do bioma local e na consolidação de territórios protegidos, sustentáveis e produtivos. Sua meta é proteger 1 milhão de hectares até 2050 por meio de diferentes estratégias, como o apoio à criação de RPPNs.

Pessoas interessadas em conhecer mais sobre essa proposta, ou que tenham dúvidas sobre o processo de criação de RPPN, podem solicitar mais informações pelos e-mails dipuc@ibram.df.gov.br e programajurema@cerrados.org ou pelo telefone (61) 3550-5308.

*Com informações do Brasília Ambiental