31/10/2023 às 14:37, atualizado em 31/10/2023 às 14:56

Alunos dos COPs assistem aos JEBs e têm encontro com ex-craque do futebol

Jogos Escolares Brasileiros reúnem quase 6 mil atletas na capital federal; edição do DF é a maior em número de inscritos

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

Mais de 300 alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) do Distrito Federal viveram um dia inesquecível. Nesta terça-feira (31), na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), os pequenos atletas tiveram um encontro com o ex-jogador de futebol Washington “Coração Valente” e puderam acompanhar de perto partidas dos disputados Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), cuja edição anual está sendo sediada na capital federal.

“Os JEBs são uma iniciação na vida desses jovens atletas. É a educação através do esporte”, diz o ex-jogador de futebol Washington “Coração Valente”, que cumprimentou estudantes que visitaram os Jogos Escolares Brasileiros | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Apoiada pela Secretaria de Esporte e Lazer do DF (SEL), a competição reúne 5.930 atletas e 1.090 integrantes das comissões técnicas – totais que tornam a edição de 2023 a maior em número de inscritos.

“É mais uma prova de que o DF está apto a receber grandes eventos esportivos nacionais e internacionais. Poder trazer os JEBs para Brasília foi algo espetacular”, enfatiza o titular da SEL, Julio Cesar Ribeiro. “Além de ajudar na iniciação desses atletas, os jogos são de grande fomento à economia local, com geração de empregos diretos e indiretos”, prossegue.

Aluna do COP de Samambaia, Marcela Mendes, de 10 anos, diz que assistir aos jogos ajuda a melhorar fundamentos nos quais “ainda não estamos tão bons”

São, ao todo, 18 modalidades esportivas em disputa, com partidas realizadas entre os dias 28 e 8 de novembro. Um destes jogos, na categoria do vôlei de praia, ocorreu nesta manhã e contou com a presença dos alunos dos COPs. “Foi muito bom aprender mais sobre a cultura do esporte e dessa modalidade”, conta Manuela Giovana Amaro, 14 anos, atleta de vôlei do COP Recanto das Emas.

[Olho texto=”“É mais uma prova de que o DF está apto a receber grandes eventos esportivos nacionais e internacionais. Poder trazer os JEBs para Brasília foi algo espetacular”” assinatura=”Julio Cesar Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A pequena Marcela Mendes, 10 anos, diz que a ida aos JEBs é uma oportunidade única de seguir evoluindo no esporte. “Eu achei bem legal poder assistir ao jogo. Ver eles jogando nos ajuda a melhorar fundamentos que ainda não estamos tão bons”, aponta a aluna do COP de Samambaia.

Após assistirem aos jogos do vôlei de praia, as crianças tiveram um encontro frente a frente com um dos grandes ídolos do futebol brasileiro. Artilheiro com passagens por renomados clubes brasileiros, Washington “Coração Valente” destaca a importância do contato das jovens promessas com referências do esporte.

“Os JEBs são uma iniciação na vida desses jovens atletas. É a educação através do esporte, viabilizando que essas crianças se tornem grandes cidadãos”, pontua o ex-jogador. “Sempre na minha vida busquei preservar minha imagem para que um dia eu pudesse ser uma referência para essas crianças; muitos nem me viram jogar, mas pesquisam, vão atrás e, hoje, me têm como exemplo e referência”, completa.

Investimento

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da SEL, destinou R$ 7 milhões para a realização dos Jogos Escolares Brasileiros. O montante é utilizado para garantir hospedagem dos participantes durante todo o período de realização do torneio.

Os participantes têm idades entre 12 e 14 anos e estão matriculados em instituições de ensino públicas e privadas, representando as 27 unidades da federação. São quatro séries de disputa em cada modalidade, com classificação e distribuição de medalhas (ouro, prata, bronze e cobre) em cada série.

Além da Ascade, as partidas são realizadas nas dependências da Universidade de Brasília (UnB), Associação dos Empregados da Eletronorte, Associação Atlética do Banco do Brasil, Associação dos Servidores do Banco Central, Ginásio Poliesportivo do Cruzeiro, Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados, Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, Instituto Federal de Brasília, Colégio Maristão, Colégio Maristinha, Clube Vizinhança, Associação dos Empregados da CEB, Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima, COP de Samambaia, Cief, Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Colégio Mackenzie e Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército.

31/10/2023 - Alunos dos COPs assistem aos JEBs e têm encontro com ex-craque do futebol