31/10/2023 às 14:31, atualizado em 31/10/2023 às 14:44

Vem aí o VIII Encontro Distrital de Mulheres Rurais 

Projeto transformou a vida de mais de quatro mil produtoras agrícolas do Distrito Federal; evento está marcado para 24 de novembro

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Solteira, semianalfabeta e mãe de nove filhos: essa era a realidade de Noilde Maria de Jesus há cerca de 14 anos. Graças ao apoio do Governo Distrito Federal (GDF), ela ganhou uma profissão: a de produtora rural independente, capaz de sustentar a família com o dinheiro que ganha com a produção de sua propriedade agrícola de cinco hectares em Brazlândia.

Noilde de Jesus reconstruiu sua história de vida a partir do trabalho desenvolvido pela Emater: “Os encontros me incentivaram a muitas coisas, como voltar para a escola” | Foto: Ana Nascimento/Emater

Noilde é mais uma das cerca de quatro mil mulheres impactadas positivamente pelo trabalho da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater). Assim como ela, aproximadamente 400 produtoras agrícolas vão participar do VIII Encontro Distrital de Mulheres Rurais, evento bianual que, este ano, será realizado em 24 de novembro. 

Como parte da programação, a Emater promoveu três encontros preparatórios. As duas primeiras reuniões abordaram a rotina da agromulher e incluíram uma roda de bate-papo sobre terapia integrativa. A terceira e última ocorreu nesta terça-feira (31), reunindo aproximadamente 50 mulheres rurais que participaram de palestras e práticas sobre empreendedorismo feminino.

“O objetivo desses encontros é fazer com que a mulher também vá para o mercado de trabalho, que consiga empreender e conquistar seu próprio dinheiro”, resume o presidente da Emater, Cleison Duval. 

Autoestima

“O nosso foco é resgatar a autoestima dessa trabalhadora”, pontua a coordenadora do projeto Valorização das Mulheres Rurais, da Emater, Selma Tavares. “Nós queremos motivar que elas tenham condições e conhecimentos para isso. Muitas vezes, por meio dessas ações, as mulheres rurais conseguem se encontrar e começar a trabalhar com outras alternativas.”

Noilde esteve presente em todas as edições anteriores do Encontro Distrital de Mulheres Rurais. “A Emater mudou muito a minha vida”, comemora. “Durante o primeiro encontro, eu descobri que sofria muita discriminação pelo meu antigo companheiro, e não sabia lidar com essa situação. De lá para cá, fui ganhando conhecimento e convidando outras mulheres. Isso é muito bom”, lembrou.

[Olho texto=”“Nós desenvolvemos trabalhos para todos os membros de uma comunidade, como jovens, idosos, mulheres e crianças” ” assinatura=”Cleison Duval, presidente da Emater” esquerda_direita_centro=”direita”]

Além de ter aprendido uma profissão, Noilde se redescobriu. “Os encontros me incentivaram a muitas coisas, como voltar para a escola”, conta. “Havia equipes de trabalho, e eu me sentia perdida porque não tinha estudos, não entendia o que era para fazer. O que eu sabia não era o suficiente para resolver meus problemas. Hoje é meu último ano na escola. Posso dizer que vou me formar no ensino médio”.

Grande família

Em mais de 40 anos de existência, a Emater contribui para o desenvolvimento rural do DF em quatro dimensões: social, econômica, ambiental e inovativa. São mais de 15 mil produtores rurais atendidos, tanto no DF quanto no Entorno. 

A empresa possui 15 escritórios locais distribuídos pelas regiões administrativas, atuando de forma descentralizada no apoio à população rural. “Nós desenvolvemos trabalhos para todos os membros de uma comunidade, como jovens, idosos, mulheres e crianças”, detalha Cleison Duval.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com o gestor, as atividades traçadas pela empresa vão além das previstas institucionalmente. “Nós somos o equipamento público mais próximo da população rural”, aponta.

“Todas as pendências que a família rural precisar resolver são sanadas no escritório da Emater”, assegura ele. “É uma relação muito próxima, uma grande família, porque eles chegam com problemas que vão além da nossa missão institucional. Essa relação é muito importante, é uma troca de confiança entre as famílias e o GDF.”

31/10/2023 - Vem aí o VIII Encontro Distrital de Mulheres Rurais