01/11/2023 às 10:36

Acordo de cooperação técnica beneficia Bosque dos Constituintes

Parceria da Administração do Plano Piloto com a Câmara dos Deputados reforça a preservação do parque urbano em sistema de gestão compartilhada

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Nesta terça-feira (31/10) a Administração do Plano Piloto formalizou, por meio do Diário Oficial do DF (DODF), um acordo de cooperação técnica (ACT) que trata da gestão compartilhada do Parque Urbano Bosque dos Constituintes, por tempo indeterminado, marcando uma parceria com a Câmara dos Deputados. Entre as informações do documento, consta que não haverá transferência de recursos financeiros entre os órgãos.

Com uma área de 70 mil metros quadrados, bosque possui centenas de árvores do Cerrado | Foto: Emanuelle Sena/Ascom Plano Piloto

O ACT tem como foco a temática ambiental, conforme preconiza a lei complementar nº 140/2011, e trata de proteção das paisagens naturais notáveis e do meio ambiente, do combate à poluição em qualquer de suas formas e da preservação das florestas, da fauna e da flora do bosque, que possui uma área de 70 mil metros quadrados.

“Este acordo visa garantir a continuidade das ações de manejo para conservação e revitalização, beneficiando a comunidade local e a preservação da natureza do Plano Piloto”, afirma o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros. 

Equilíbrio ambiental

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Parque Bosque dos Constituintes é um grande espaço verde, localizado a 50 metros da Praça dos Três Poderes. Tem mais de 600 árvores, em sua maioria nativas do Centro-Oeste, frequentadas por mais de 55 espécies de aves silvestres, como urutau, bacurau-do-telhado, gavião-de-coleira, saíra-azul-turquesa e ariramba-de-cauda-ruiva, entre outras. Essa variedade só existe em um ambiente ecologicamente equilibrado.

O acordo conta com apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que atuará semanalmente nas áreas verdes e nas vias internas do parque urbano, e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). “Isso  é um exemplo do que o SLU já faz diuturnamente nas áreas e vias públicas do Distrito Federal”, destaca o diretor de Limpeza Urbana do SLU, Álvaro Henrique Ferreira. 

*Com informações da Administração do Plano Piloto