01/11/2023 às 13:08

Ecoponto do Centro de Práticas Sustentáveis é reinaugurado

Local, no Jardins Mangueiral, foi ampliado para receber mais variedades de resíduos para reciclagem

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O ponto de coleta seletiva (ecoponto) do Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), localizado nos Jardins Mangueiral, foi reinaugurado após ser reformado e ampliado, com o objetivo de incentivar os moradores das regiões próximas a fazer o descarte correto de materiais que possam ser reaproveitados. O projeto é fruto da parceria entre o Instituto Brasília Ambiental e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), que fazem a gestão compartilhada do Centro.

O ecoponto foi inaugurado em 2021, com a ideia de ampliar o alcance da coleta seletiva inclusiva contribuindo para que a região administrativa se tornasse um bairro verde primando pelos cuidados com o meio ambiente. Em um pequeno espaço, recebia vidros, plásticos, papéis, papelões e computadores e seus periféricos (a exemplo de impressoras, e estabilizadores).

A população pode descartar vidros, plásticos, papéis, papelões e computadores e seus periféricos no ecoponto | Fotos: Divulgação/Brasília Ambiental

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, reforça a importância de se promover ações que estejam próximas à população fomentando, assim, mais engajamento nas questões ambientais. “É essencial que o Brasília Ambiental ofereça esse serviço e que o CPS cumpra com a função de fazer esse apoio, que conta, ainda, com a participação importante da comunidade”, destaca.

O chefe da Unidade de Educação Ambiental da autarquia do Governo do Distrito Federal, Marcus Paredes, salienta que o projeto visa à eliminação correta do lixo e com o papel da cooperativa ao dar destinação adequada ao que foi depositado no ecoponto. “É uma corrente do bem que possibilita a gestão dos detritos do início ao fim, em um ciclo completo de tratamento, desde a estrutura física até a fase final da destinação correta do material”.

Tonelada

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Todo o material descartado é encaminhado à cooperativa Ecolimpo, que faz a triagem e a classificação, para agregar valor e gerar renda a mais de 25 catadores. Desde o início do projeto até agora, foram coletados cerca de 1.400 kg de material, sendo que uma tonelada foi reciclada, contribuindo para o propósito de tornar a região administrativa mais sustentável.

“Com essa recente melhoria na estrutura e, em uma área maior, tivemos um upgrade e passamos a recolher também outros tipos de resíduos: óleo de cozinha usado e eletroeletrônicos, como televisões e eletrodomésticos, além daqueles que já captávamos”, informa o secretário executivo do MCJB, Ilton de Queiroz Júnior.

O ponto de coleta de resíduos para reciclagem do CPS está localizado na Avenida do Cerrado, s/nº – Setor Habitacional Jardins Mangueiral e funciona das segundas às sextas-feiras, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental