01/11/2023 às 15:51, atualizado em 02/11/2023 às 11:50

HBDF recebe visita do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA

O objetivo foi o fortalecimento da vigilância da resistência antimicrobiana. A Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) apoia o projeto e suas implicações na saúde pública

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu a visita da delegação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), um dos principais órgãos de saúde dos Estados Unidos. Essa visita está ligada ao projeto Brasil/CDC-EUA: Fortalecimento do sistema brasileiro de vigilância da resistência antimicrobiana, que está atualmente em desenvolvimento na unidade hospitalar. Trata-se de iniciativa nacional em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com financiamento do CDC.

O projeto visa estabelecer ações específicas para a prevenção e controle de infecções, identificação de microrganismos multirresistentes, além de avaliar o impacto dessas medidas na redução da resistência microbiana em hospitais brasileiros. Nesta fase inicial, o Hospital de Base do DF e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais foram selecionados como locais-pilotos. A ideia é, posteriormente, expandir essa estratégia para outros serviços de saúde em todo o Brasil.

Hospital de Base recebe visita da diretora do CDC/EUA, Mandy Cohen, e da delegação para fortalecimento da vigilância da resistência antimicrobiana | Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

A delegação do CDC/EUA foi composta por sua diretora Mandy Cohen, pela diretora do Centro de Saúde Global, Kayla Laserson, e pela diretora do Centro Nacional de Doenças Emergentes e Zoonóticas, Dan Jernigan, que foi recebida com uma programação especial que incluía apresentações e visitas às áreas-chave do hospital. Na ocasião, foram apresentados os avanços do projeto e suas implicações na saúde pública.

Pesquisas antimicrobianas

Os líderes do CDC conheceram a evolução do projeto no Brasil e sua implementação no Hospital de Base, que serve como um modelo para futuras expansões nacionalmente. A visita destacou, ainda, a importância da colaboração com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) – que faz a gestão do HBDF – e da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) na conclusão dos estudos e condução das pesquisas relacionadas à resistência antimicrobiana.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Aos visitantes, o médico infectologista e coordenador do Grupo de Pesquisa em Infecção Hospitalar e Infecção em Imunocomprometidos do IgesDF, Tazio Vanni, destacou a relevância da Diep na liderança desses esforços, juntamente com o Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar. Por sua vez, o infectologista e chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Base, Julival Ribeiro, expressou sua gratidão pela colaboração contínua para a realização do projeto e a melhoria das ações de prevenção e controle de infecção. O médico também antecipou a expectativa de que novos projetos possam surgir em parceria com a Anvisa, o Ministério da Saúde e o CDC/EUA.

Todos os participantes expressaram que o encontro dessa terça-feira (31) representou um passo importante no fortalecimento da cooperação internacional em saúde e no combate à resistência antimicrobiana, um desafio global de saúde pública.

01/11/2023 - HBDF recebe visita do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA

*Com informações do IgesDF