01/11/2023 às 15:46

Portaria reestrutura Centro Integrado de Operações Aéreas

O Ciopa reúne aeronaves e equipes de órgãos de segurança pública e governadoria

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Portaria Conjunta nº 15, de 30 de outubro de 2023, reestruturou o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopa), no âmbito do Sistema de Segurança Pública do Distrito Federal e da Governadoria do Distrito Federal. Esta medida revoga a Portaria Conjunta nº 03, de 14 de março de 2014.

As operações aéreas desempenham um papel fundamental na prevenção, resposta e combate a uma variedade de situações de risco, como busca e resgate de pessoas desaparecidas, por exemplo, quando o tempo é um fator determinante para salvar vidas | Foto: Divulgação/SSP-DF

A reestruturação do Centro Integrado de Operações Aéreas visa à guarda, manutenção e preparação das aeronaves pertencentes ao Sistema de Segurança Pública do Distrito Federal e ao Gabinete do Governador. As instalações estão situadas em um hangar no Aeroporto Internacional de Brasília e serão disponibilizadas em regime de utilização compartilhada.

As operações aéreas têm se destacado como um elemento essencial na promoção e manutenção da segurança pública no DF e, ainda, em apoio a outras unidades da federação. Essas ações desempenham um papel fundamental na prevenção, resposta e combate a uma variedade de situações de risco, como busca e resgate de pessoas desaparecidas, por exemplo, quando o tempo é um fator determinante para salvar vidas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Ciopa é composto pelos seguintes órgãos: Gabinete do Governador, Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e Casa Militar do Distrito Federal (CMDF).

A coordenação do Centro será rotativa, começando com a PCDF, seguida pela CMDF, PMDF, Detran e Bombeiros, respectivamente.

*Com informações da SSP-DF