03/11/2023 às 14:20

Regionais de ensino participam de encontro preparatório para Conae

Equipes se reuniram para deliberar sobre questões que serão tratadas na etapa distrital da Conferência Nacional de Educação

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Profissionais das carreiras Magistério Público e Privado e Assistência à Educação, especialistas em educação e entidades da sociedade civil participaram, na tarde de terça-feira (31/10), da preparatória para a etapa distrital da Conferência Nacional de Educação (Conae). 

Plano Nacional de Educação estabelecerá políticas públicas para o setor pelos próximos dez anos | Foto: Felipe de Noronha/SEE

Na ocasião, tiveram acesso ao documento de referência do Plano Nacional de Educação (PNE) produzido e divulgado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). O encontro foi realizado em todas as 14 coordenações regionais de ensino do DF.

O objetivo principal do evento foi debater os sete eixos que compõem o documento de referência, com vistas a contribuir com proposições sobre as diretrizes, os objetivos, as metas e as estratégias para a elaboração do Plano Nacional de Educação para a próxima década. Foram debatidos tópicos como acesso à educação, qualidade do ensino, infraestrutura escolar e formação de professores.

Educação de excelência

A meta é que os profissionais auxiliem na construção do próximo plano, adicionando fatos da realidade onde estão inseridos e da modalidade de ensino com a qual atuam, dando sugestões e as proposições para os próximos dez anos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No encontro, foram escolhidos os delegados para a etapa distrital da Conae, que será realizada nos dias 9, 10 e 11 de novembro. Os delegados serão responsáveis por avaliar o plano distrital e o nacional para construir o novo planejamento. Também foram realizadas conferências livres durante dois meses, reunindo sugestões dos profissionais da educação, comunidade escolar e sociedade civil.

A Conae é um instrumento crucial para traçar o caminho que a educação tem percorrido, tanto no DF quanto no país. A conferência representa um passo significativo na busca por uma educação de excelência no DF, e os resultados das análises técnicas e políticas desempenharão um papel fundamental na formulação de políticas educacionais futuras.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF