03/11/2023 às 12:08

Seminário sobre luta antirracista começa nesta segunda (6)

Promovido pela Defensoria Pública do DF, evento é aberto ao público e tem inscrições gratuitas 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Começa nesta segunda-feira (6) o segundo seminário Defensoria na Luta Antirracista, promovido pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). As atividades serão desenvolvidas no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na L2 Norte.

Na programação do primeiro dia do seminário, haverá debates sobre as políticas afirmativas, o racismo e os direitos humanos. Além disso, estão programadas mesas sobre o acesso da população negra à justiça, a relação do direito com as comunidades indígenas e a forma como o sistema judiciário trata a violência racial.

Arte: Divulgação/DPDF

No segundo dia, as discussões abordam os direitos dos povos quilombolas e de origem africana e os reflexos da escravidão na estrutura das cidades. Ao final do seminário, será entregue o prêmio Esperança Garcia, que tem como objetivo incentivar práticas antirracistas nas defensorias públicas. Por sua vez, as instituições que desenvolvem políticas afirmativas e atuam para reversão do racismo na sociedade serão premiadas com o selo Esperança Garcia Boas Práticas Antirracistas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O seminário é importante para conscientizar, educar, sensibilizar e promover mudanças institucionais, reduzir disparidades raciais, empoderar comunidades e trazer mudanças concretas na instituição”, afirma o defensor público-geral do DF, Celestino Chupel, que fará a abertura do evento.

Gratuito e aberto à toda a comunidade, o seminário disponibiliza inscrições no site da Escola de Assistência Jurídica (Easjur) da DPDF.  

*Com informações da Defensoria Pública do DF