04/11/2023 às 14:35, atualizado em 04/11/2023 às 15:34

Atletas dos JEBs participam de um tour cívico pelo DF

Secretaria de Turismo promove passeio por vários pontos da capital federal com os participantes da competição

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Até a próxima quarta-feira (8), quando Brasília recebe os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), atletas de 12 a 14 anos de todos os estados do Brasil estarão presentes na cidade e, por meio da Secretaria de Turismo do DF (Setur), têm participado de um tour cívico nos principais pontos turísticos da capital. 

Durante a visita, guias mostram aos atletas aspectos históricos da capital federal | Foto: Ana Carolina/Setur

O grupo já passou por pontos como a Praça dos Três Poderes, Catedral, Esplanada dos Ministérios, Memorial JK, entre outros. Guias de turismo acompanham todos os passeios, tirando as dúvidas e apresentando a cidade aos atletas. 

A cearense Marina Silva, 14, se disse impressionada com a arquitetura da cidade. “Quando falaram que Brasília seria uma cidade planejada, eu não esperava que seria algo tão bem-projetado”, elogia. O amapaense Gustavo Gabriel Alves, 12, também gostou da capital: “É uma cidade organizada, bem-planejada. Já é a segunda vez que venho a Brasília, e é muito bonito ver as pessoas educadas, a cidade bonita, as igrejas, o Planalto. Pode-se dizer que Brasília representa a gente”.                 

Turismo cívico

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Por sua vez, o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, também vê nesses passeios uma boa oportunidade de apresentar a capital aos jovens. “A Secretaria de Turismo, com o apoio do nosso governador Ibaneis Rocha, está atuando de forma constante em busca da potencialização do turismo cívico em nossa cidade, para que cada vez mais os estudantes conheçam a história de nossa capital”, afirma. 

Para o professor Euzébio Cunha, que acompanha a delegação cearense, o tour proporcionado pelo GDF funciona como um intercâmbio cultural. “Eles vão chegar em casa e contar por onde passaram, e isso será uma experiência marcante”, diz.”Esse passeio cultural, creio que marca ainda mais essa trajetória que eles estão vivendo”.

Brasília não recebia os JEBs há 19 anos. Nesta edição, aproximadamente 6 mil atletas e mais de mil integrantes das comissões técnicas tornam a edição de 2023 a maior em número de inscritos.

*Com informações da Setur