06/11/2023 às 16:07

Bilhetagem automática promove 11,2 milhões de atendimentos em quatro anos

Sistema sob gestão do BRB desde 2019 gerou movimentação de R$ 3,1 bilhões no período

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O BRB Mobilidade completa quatro anos e segue transformando a experiência do usuário do sistema de transporte coletivo do Distrito Federal. Com foco na inovação e na entrega de um serviço de qualidade, desde 2019, quando o banco assumiu a gestão do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), já foram realizados 11,2 milhões de atendimentos e mais de 990 mil cartões entregues aos cidadãos. No período, registrou-se mais de 1,2 bilhão de acessos ao transporte urbano, gerando uma movimentação de R$ 3,1 bilhões.

[Olho texto=”“Entendemos as necessidades dos usuários e entregamos grandes melhorias para facilitar o dia a dia da população, como a possibilidade de pagar as passagens com cartões de débito e crédito. A funcionalidade já opera no Metrô-DF desde o ano passado e, em breve, será replicada para os sistemas disponíveis nos ônibus também”” assinatura=”Paulo Henrique Costa, presidente do BRB” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em 2023, reforçando os investimentos na experiência dos usuários, foram implementadas diversas melhorias. A mais recente foi a possibilidade de realizar a recarga do Cartão Mobilidade por meio de PIX, disponibilizada em agosto. Com a novidade, os mais de 314 mil usuários do aplicativo BRB Mobilidade passaram a poder adquirir créditos de transporte de maneira mais rápida e com mais comodidade.

Destaque, também, para a disponibilização de um chatbot integrado ao app BRB Mobilidade e à Central de Atendimento; a possibilidade de pagamento da taxa de 2ª via de cartões por PIX e cartão de débito, nos postos BRB Mobilidade; a implementação do QR Code para compra de bilhetes unitários do Metrô em substituição ao antigo cartão unitário; além das constantes atualizações tecnológicas nos sistemas de gestão e operacionalização do SBA.

“O BRB, reforçando o papel de banco público e com foco no desenvolvimento econômico, social e humano da cidade, aceitou o desafio de colaborar para trazer melhorias no transporte urbano. Desde então, entendemos as necessidades dos usuários e entregamos grandes melhorias para facilitar o dia a dia da população, como a possibilidade de pagar as passagens com cartões de débito e crédito. A funcionalidade já opera no Metrô-DF desde o ano passado e, em breve, será replicada para os sistemas disponíveis nos ônibus também. Estamos felizes em poder celebrar esses quatro anos e seguiremos trabalhando para aprimorar, ainda mais, a prestação dos nossos serviços”, afirma o presidente do banco, Paulo Henrique Costa.

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Até o fim do ano, o sistema BRT, assim como já ocorre com o Metrô-DF, contará com validadores online e a possibilidade de pagamento por QR Code, além de cartões de crédito e débito.

Hoje, a rede de atendimento do SBA possui mais de 133 pontos de atendimento e de recarga, e é formada, além dos postos BRB Mobilidade, por mais de 100 lojas do BRB Conveniência, guichês da Companhia do Metropolitano do DF, atendimento em postos do Na Hora, além de canais digitais.

*Com informações do BRB