06/11/2023 às 15:13

Especialistas debatem educação em tempo integral nesta quarta (8)

Gratuito e sem necessidade de inscrição, evento será realizado às 9h, no auditório do Dnit

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Secretaria de Educação do DF (SEE), por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), vai promover o Encontro de Educação em Tempo Integral, na quarta-feira (8), às 9h, no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O evento é gratuito e dispensa inscrição para a participação.

[Olho texto=”O Distrito Federal tem, atualmente, 184 unidades escolares que ofertam a educação em tempo integral, nas etapas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Juntas, as escolas atendem 55.466 mil estudantes” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O encontro é uma parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e terá como tema predominante Reflexões sobre a educação em tempo integral no Distrito Federal: universidade e escola em diálogo. O objetivo é criar um espaço de discussão e reflexão sobre o ensino em tempo integral no país, visando a uma educação de qualidade social e inclusiva. Durante o evento, será aberto o diálogo aos professores, gestores e estudantes presentes.

Foram convidadas a professora doutora Jaqueline Moll, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a professora Emília Sanches, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e a professora doutora Wivian Weller, da UnB, todas especialistas e referências nos estudos sobre educação em tempo integral no Brasil.

O Encontro de Educação Integral contará ainda com a apresentação do coral dos estudantes da Escola Superior de Defesa.

Arte: Divulgação/SEEDF

A educação em tempo integral no DF tem como pressuposto a ampliação da oferta e dos espaços, bem como o desenvolvimento de ações educativas voltadas à inovação, à tecnologia, à sustentabilidade, ao projeto de vida, ao mundo do trabalho e aos eixos estruturantes do novo ensino médio (criatividade, iniciação científica, mediação e empreendedorismo).

Dentro dessa perspectiva, a educação integral tem como objetivos melhorar os rendimentos de Matemática e Língua Portuguesa, bem como diminuir a evasão e o abandono escolar. Tudo isso contribui para o desenvolvimento dos estudantes e da sociedade.

Como funciona a Educação em Tempo Integral no DF

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Distrito Federal tem, atualmente, 184 unidades escolares que ofertam a educação em tempo integral, nas etapas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Juntas, as escolas atendem 55.466 mil estudantes.

Os estudantes que estão matriculados nas escolas da Rede Integradora da Coordenação Regional do Plano Piloto, além das tarefas na escola classe de origem, desenvolvem trabalhos das quatro linguagens de artes e atividades esportivas, nas escolas parque do Plano Piloto, durante o contraturno escolar.

As unidades escolares do programa oferecem educação integral de dez horas para todos os estudantes matriculados nas unidades escolares. Nas escolas que ofertam a educação em tempo integral de forma parcial, a oferta é feita três vezes por semana, com atendimento de nove horas.

Já nas escolas do ensino médio em tempo integral, além das atividades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no contraturno, os estudantes desenvolvem atividades da chamada Parte Flexível/Itinerário Formativo Integrador.

*Com informações da SEE