Fale com o Governo Ações em Destaques

6/11/23 às 17:13

Fórum destaca práticas pedagógicas de professores da rede pública

Experiências exitosas de escolas de ensino fundamental do DF são apresentadas

Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Uma busca pelo reconhecimento e valorização das práticas pedagógicas exitosas desenvolvidas por professores da educação pública do Distrito Federal. Este é o objetivo do Fórum do Ensino Fundamental 2023, que teve início na manhã desta segunda-feira (6). Com o tema Da alfabetização às adolescências, o evento é idealizado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) em parceria com o Sebrae-DF. O encontro ocorre até quarta-feira (8), no auditório da Fundação Habitacional do Exército, no Setor Militar Urbano (SMU).

A cerimônia de abertura reuniu coordenadores das 14 regionais de ensino do DF, além de professores e da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, que destacou a importância do trabalho desempenhado pelos docentes que se dedicam aos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

“O desafio de qualquer Estado é ter o comprometimento dos profissionais de educação. E o que me dá esperança é ter uma rede tão comprometida como a nossa, com profissionais preocupados com a educação daqueles que entram e saem dessa etapa tão importante da educação básica, afinal são nove anos de formação do aluno, da alfabetização à preparação para o ensino médio”, afirmou a secretária.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destaca a importância do trabalho desempenhado pelos professores que se dedicam aos anos iniciais e finais do ensino fundamental | Foto: Mary Leal//SEEDF

Hélvia Paranaguá frisou a relevância da participação dos professores no Fórum de Ensino Fundamental. “Nós temos uma média de 30 trabalhos que serão apresentados e homenageados ao longo deste encontro. Mas temos a certeza que existem mais projetos na pasta, por isso pedimos a colaboração dos profissionais para participar e entregar seus projetos nos próximos anos ao fórum”, conclamou a secretária.

“E o que me dá esperança é ter uma rede tão comprometida como a nossa, com profissionais preocupados com a educação daqueles que entram e saem dessa etapa tão importante da educação básica” Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

O fórum é resultado de um trabalho realizado durante o ano letivo pela Diretoria de Ensino Fundamental e a Subsecretaria de Educação Básica (Subeb) da SEEDF. O encontro é pensado e planejado via acompanhamento, monitoramento, formação e articulação junto às regionais de ensino para favorecer o acompanhamento das ações pedagógicas nas unidades escolares. Quem esteve à frente do projeto foi a diretora do Ensino Fundamental, Ana Carolina Tavares, e a subsecretária da Educação Básica, Iêdes Braga.

“O fórum é a conclusão de um longo trabalho feito no ano de 2023 em articulação às regionais de ensino. Durante o evento teremos painéis acerca da temática do ensino fundamental e homenagens aos professores que escreveram suas práticas e estas foram reconhecidas como exitosas”, contou Iêdes Braga.

Convidados

A abertura do fórum contou ainda com a presença de especialistas da área para falar sobre o tema escolhido, com a participação da coordenadora geral do Ensino Fundamental do Ministério da Educação (MEC), Tereza Santos Faria, e do diretor de operações do curso Os Pedagógicos, Carlinhos Costa.

Confira a programação.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal

Últimas Notícias