07/11/2023 às 13:58

Parceria técnica voltada à agenda ambiental é renovada

Instituto Brasília Ambiental e A3P promovem responsabilidade ambiental com adoção de critérios sustentáveis na gestão pública

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O Instituto Brasília Ambiental renovou a adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) junto ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Com isso, a comissão instituída na autarquia ambiental pode prosseguir contando com o apoio técnico da pasta federal na condução de práticas que aliem desenvolvimento e eficiência na atividade pública com a preservação ambiental.

[Olho texto=”“Enquanto gestores públicos, temos que nos preocupar com o futuro das novas gerações ao fazer ações efetivas no tempo presente”” assinatura=”Rôney Nemer, presidente do Instituto Brasília Ambiental” esquerda_direita_centro=”direita”]

O presidente do Instituto, Rôney Nemer, destaca a importância do acordo formal entre as instituições públicas para iniciativas fundamentadas na política dos 5Rs: repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar e recusar o consumo de produtos que gerem impactos.

“Enquanto gestores públicos, temos que nos preocupar com o futuro das novas gerações ao fazer ações efetivas no tempo presente. A ideia da A3P é justamente essa: criar uma cultura de responsabilidade socioambiental na administração pública que provoque uma verdadeira revolução no modo de consumo no dia a dia, no ambiente de trabalho, levando esse ideal também para a vida pessoal”, enfatiza o presidente do Brasília Ambiental.

A A3P promove também ações como os pontos de entrega voluntária (PEVs), em unidades de conservação, de eletrônicos para fins de reciclagem e de coleta de óleo de fritura usado | Foto: Divulgação/ Instituto Brasília Ambiental

O coordenador da A3P no Brasília Ambiental, Webert Ferreira, ressalta o cuidado da atual gestão da autarquia em incentivar os projetos positivos para o meio ambiente. “Essa atualização na parceria com o MMA permite que nosso órgão continue sendo um referencial na gestão dos resíduos e na sustentabilidade”, afirma Ferreira.

O termo de adesão com o Ministério do Meio Ambiente tem vigência de cinco anos. Os trabalhos da comissão da A3P na autarquia contam com a participação de servidores de diversos setores do órgão que se reúnem periodicamente para tratar das ações que são desenvolvidas e acompanhar os resultados alcançados.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A3P no Brasília Ambiental

A comissão permanente da Agenda Ambiental da Administração Pública no Instituto foi implantada no ano de 2012, por meio da Instrução nº 135. Ao longo de uma década, o grupo lidera campanhas de sensibilização para a mudança de hábitos no cotidiano de trabalho, por meio do uso consciente dos recursos naturais e com economia, a exemplo da redução da impressão de documentos físicos, do bom uso da energia elétrica e do descarte correto de resíduos.

A A3P promove também ações como os pontos de entrega voluntária (PEVs) de eletrônicos, em unidades de conservação do DF, para fins de reciclagem e de coleta de óleo de fritura usado, por meio da parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) no projeto Biguá.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental