Fale com o Governo Ações em Destaques

7/11/23 às 11:43, Atualizado em 7/11/23 às 11:44

Prorrogadas inscrições para o Prêmio Transformação Digital na Saúde

Competição promovida pela SES-DF e pela Fiocruz Brasília busca impulsionar tecnologias virtuais para aprimorar os serviços no DF; inscrição é gratuita e vai até 15 de novembro

Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

No cenário dinâmico da saúde digital, a Secretaria de Saúde (SES-DF), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realiza neste mês o Prêmio Transformação Digital na Saúde. A iniciativa é voltada a encontrar soluções inovadoras no campo da tecnologia virtual aplicadas à rede pública. As inscrições para o concurso estão abertas até as 18h do dia 15 de novembro e podem ser feitas gratuitamente neste link.

Arte: Divulgação/SES-DF

O prêmio procura identificar e reconhecer propostas que tenham potencial para serem integradas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no Distrito Federal. São encorajados a participar: trabalhadores da SES-DF e pessoas e organizações com soluções digitais de saúde pública em implementação.

O concurso será dividido em três fases, culminando nas apresentações dos projetos entre os dias 27 a 29 de novembro. As soluções podem abranger uma variedade de áreas, desde tecnológicas/industriais até sociais ou de serviços, e devem estar relacionadas a atividades cruciais como prevenção, cuidado, diagnóstico, tratamento, vigilância, gestão e combate a vetores de doenças.

“Iniciativas como essa fomentam a inovação na saúde, que possui um papel fundamental para continuarmos evoluindo nas políticas públicas. Criar novos modelos, oferecer novos serviços ou, até mesmo, melhorar processos já existentes possibilitam o desenvolvimento de uma saúde melhor para todos” Mabelle Roque, coordenadora de Inovação e Gestão do Conhecimento da SES

Todos os participantes têm a liberdade de escolher formatos inovadores para comunicar suas ideias, como rodas de conversa, vídeos, jogos, seminários, entre outros.

Para garantir um processo transparente, o regulamento estabelece critérios claros para a participação, incluindo requisitos técnicos e categorias de inscrição. Recomenda-se que as propostas baseiem-se em desafios reais da saúde, podendo ser relacionadas a temas como telemedicina, inteligência artificial e gestão de dados, por exemplo.

Uma equipe composta por especialistas, servidores públicos e pesquisadores com reconhecida atuação nas áreas de inovação, políticas públicas de saúde, gestão e saúde pública será responsável por avaliar os projetos inscritos. Até três iniciativas vencedoras serão selecionadas em cada categoria, com base nos critérios de avaliação e seleção estipulados no edital. O resultado final será divulgado no dia 29 de novembro, durante a 6ª Feira de Soluções para a Saúde.

Foco nas soluções

A SES-DF e a Fiocruz organizam, entre os dias 27 e 29 de novembro, a 6ª edição da Feira de Soluções para a Saúde. O evento irá ocorrer no Millenium Convention Center, no clube da Ascade, e terá como tema “Transformação Digital na Saúde”.

O objetivo da feira é apresentar propostas que sugiram soluções à saúde nos eixos social, tecnológico e de serviços e que aproximem o universo científico de outros produtores de conhecimento do tema.

O evento reunirá especialistas e entusiastas da área de saúde para promover parcerias institucionais de ciência, tecnologia e inovação, identificar atores e tecnologias regionais, e estimular a aplicação do conhecimento científico na busca de soluções para desafios em saúde no âmbito do Distrito Federal.

A programação do evento inclui palestras, oficinas, workshops, seminários, rodas de conversa, simpósios, mesas de negociação (pitches), apresentação de pôsteres, hackathon, além dos estandes de parceiros e apresentações das soluções.

“Iniciativas como essa fomentam a inovação na saúde, que possui um papel fundamental para continuarmos evoluindo nas políticas públicas. Criar novos modelos, oferecer novos serviços ou, até mesmo, melhorar processos já existentes possibilitam o desenvolvimento de uma saúde melhor para todos”, afirma a coordenadora de Inovação e Gestão do Conhecimento da SES, Mabelle Roque.

A realização da Feira de Soluções para a Saúde conta o patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e o apoio do Ministério da Saúde, do Governo do Distrito Federal (GDF), do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs), da Universidade do Distrito Federal (UnDF), do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) e da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF).

*Com informações da SES-DF e da Fiocruz Brasília

 

Últimas Notícias