08/11/2023 às 18:55, atualizado em 09/11/2023 às 08:56

Escola da Natureza recebe estudantes para oficinas sobre meio ambiente

Ação contou com a presença de alunos da EC 8 do Cruzeiro e representantes da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Mudanças climáticas, preservação dos ecossistemas e uso consciente do solo. Na terça-feira (7), cerca de 60 estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Classe (EC) 8 do Cruzeiro participaram de atividades ligadas à proteção do meio ambiente.

A saída de campo à Escola da Natureza, localizada no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, foi a convite da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos e da Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal (Serinter-DF).

Cerca de 60 estudantes do 5º ano do ensino fundamental participaram de atividades ligadas à proteção do meio ambiente | Fotos: Mary Leal/SEE-DF

O evento faz parte de uma série de ações promovidas pela embaixada desde o início de 2023 para conscientizar a população para a proteção do planeta e toda a sua rica biodiversidade, assunto que será tratado na 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas, a COP 28, que ocorrerá entre 20 de novembro e 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Os estudantes praticaram meditação guiada com auxílio dos professores e receberam aula especial sobre proteção e preservação ambiental promovida por representantes da embaixada. Além disso, participaram das oficinas de reciclagem de papel; manejo no jardim de cheiros; plantio de hortaliças; pintura ao ar livre e plantio na sementeira.

“Foi bem legal porque a gente aprendeu um pouco mais, só que dessa vez fora da sala de aula”, conta Aline Vitoria de Oliveira, 11 anos. “A parte que mais gostei das oficinas foi plantar a árvore da vida aqui no parque, pois, no futuro, sei que vou passar aqui e vê-la bem grande”, ressalta a estudante.

Para a professora da EC 8 do Cruzeiro, Vitória Rodrigues, o encontro abordou ações realizadas em sala de aula. “Os estudos que fazemos em sala vão de acordo com a COP, trabalhamos muito sobre cidadania, mudança climática, convívio social, política, constituição, então é muito importante ter essa parte prática com eles. Então, eles terem a prática sobre o que é a COP vindo diretamente do país que vai sediar é fundamental”, explica a professora.

“A visita à Escola da Natureza é feita mensalmente e muda muito o conceito de aprendizagem dos nossos estudantes, pois conseguimos colocar em prática uma parte do currículo em movimento que não conseguimos passar em sala”, explica Vitória Rodrigues. “Ter esse contato com a natureza, o acesso ao plantar, cultivo da terra, meditação e o próprio estudo ao ar livre foge do convencional das turmas e eles amam esses momentos”, conclui.

COP 28

“A embaixada vem realizando ações para promover a COP 28. Fizemos uma visita técnica à Cachoeira do Tororó, no Jardim Botânico, um passeio ciclístico para evidenciar o uso consciente dos meios de locomoção e de preservação do meio ambiente. Em setembro, realizamos também a maratona Emirados Árabes COP 28 Run, no Eixão Norte. Um evento esportivo que contou com a presença de mais 3 mil pessoas nos percursos de 3 km, 5 km e 10 km e, que teve como propósito disseminar a conscientização sobre as mudanças climáticas”, explica a chefe do Departamento de Diplomacia Pública e Cultura da embaixada, Rafeya Bushenain.

Aline Vitoria de Oliveira, de 11 anos (esquerda) plantou uma árvore com os colegas: “No futuro sei que vou passar aqui e ver ela bem grande”

Ela fala ainda sobre a importância da inclusão dos alunos nas atividades e ações promovidas pela embaixada. “Essa última ação que fizemos com as crianças na Escola da Natureza é o reflexo do que estamos procurando fazer ao longo de todas as atividades propostas pela embaixada, que além de conscientizar a população com questões relacionadas ao meio ambiente, procura engajar as crianças e os jovens para a conscientização da proteção do ambiente”, finaliza.

O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, destacou a importância das atividades educativas de prevenção e conscientização e a participação conjunta da população.

“Estamos vivenciando os efeitos das mudanças climáticas e sabemos que, para mudar essa realidade, é preciso agir. Então, levar esse tema e promover o diálogo com todos é de extrema importância para chegarmos a esse objetivo. Só vamos mudar o mundo se cada um fizer a sua parte. Hoje, a Embaixada dos Emirados Árabes se une ao GDF para, justamente, plantar mais uma semente que vai contribuir para o entendimento de todos sobre a importância de ações concretas para salvar o planeta.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Culinária árabe

Os estudantes conheceram também um pouco da culinária árabe, onde puderam experimentar sanduíche de falafel, receita típica feita com grão-de-bico, pão sírio, alface e tomate; esfirra aberta de queijo e doces árabes com castanha e pistache. A embaixada doou R$ 10 mil para manutenção da Escola da Natureza e 50 cavaletes e telas de pinturas para as oficinas realizadas pelos alunos da escola do Cruzeiro.

A aluna Evelyn Rodrigues Tavares, de 11 anos, adorou a experiência gastronômica e desenhou um ipê-roxo na oficina de pintura: “Nossa, eu gostei muito dos doces, estavam bem gostosos. A parte mais legal foi pintar na tela o que eu mais admiro em Brasília, que são os ipês”

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF)