08/11/2023 às 13:53

Hospital São Vicente de Paulo transforma espaços para humanizar atendimento

Reformas estão em fase final e abrangem parte elétrica, estrutural e hidráulica, além de trazer novas áreas de lazer e entretenimento aos pacientes

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Nos últimos quatro anos, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) passou por intervenções significativas que estão transformando a instituição em um local mais moderno e acolhedor aos pacientes. Especializada em saúde mental, a unidade recebeu melhorias na parte elétrica, estrutural e hidráulica, resultando em uma infraestrutura segura e funcional.

As transformações tiveram um investimento de aproximadamente R$ 3,6 milhões, custeadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e, como reforça o diretor administrativo do HSVP, Elias Junior Rocha, “foram um ganho muito grande para os nossos usuários e servidores”.

As mudanças proporcionam um ambiente mais humanizado, acolhedor, confortável e seguro tanto para os profissionais quanto aos nossos usuários | Fotos: Jhonatan_Cantarelle/ SES-DF

As adequações iniciaram em 2019 e estão na etapa final. “Essas mudanças proporcionam um ambiente mais humanizado, acolhedor, confortável e seguro tanto para os profissionais quanto aos nossos usuários. Estamos comprometidos em oferecer o melhor atendimento possível”, garante a diretora do HSPV, Elaine Bida.

Um dos destaques é o ginásio, que ganhou cobertura e teve a quadra poliesportiva reformada. Agora, pacientes podem realizar atividades físicas e terapêuticas com mais conforto, inclusive no período de chuva.

A emergência do HSVP funciona para maiores de 18 anos, 24 horas e não há necessidade de encaminhamento

Além das áreas de lazer, houve melhorias significativas no setor de internação, na ala ambulatorial do hospital e no pronto-socorro. Este último passou por uma extensa manutenção predial, trazendo benefícios a posto de enfermagem, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), refeitório, copa, cozinha e demais áreas.

As alas de internação e enfermaria tiveram substituição de telhas, integração de alambrado e de uma galeria de águas pluviais. Já no ambulatório, foi feita a renovação dos banheiros, a criação de um outro voltado a pessoas com deficiência e a substituição de calçadas e alambrados.

Atendimento

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A emergência do HSVP funciona 24 horas, em esquema de porta aberta, isto é, por demanda, sem necessidade de encaminhamento. O atendimento é voltado a adultos, a partir de 18 anos, com casos de urgência e emergência em saúde mental. O ambulatório e a parte administrativa atende de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Para o acesso à assistência ambulatorial, contudo, é necessário um direcionamento de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), entre outros. Com o encaminhamento em mãos, o usuário deve marcar a consulta presencialmente no ambulatório.

No pronto-socorro o atendimento é voltado a pessoas acima de 18 anos. A internação é para pacientes de 18 a 59 anos. O HSVP fica localizado na QSC 01, Área Especial, Setor C Sul, em Taguatinga Sul.

*Com informações da Secretaria de Saúde