09/11/2023 às 14:51

Projeto Dia da Mulher chega a 4 mil atendimentos em sete edições

Ação mensal da Defensoria Pública do DF com parcerias ocorre na primeira segunda-feira de cada mês e oferta diversos serviços gratuitos de saúde, atendimento jurídico e acolhimento psicossocial

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Criado em maio deste ano, o Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) já atendeu, até agora, 4 mil mulheres. A marca foi registrada na sétima edição do evento, que ocorre em toda primeira segunda-feira de cada mês  – caso seja feriado, a ação é realizada no primeiro dia útil subsequente.

Ação da DPDF conta com parcerias por meio das quais vários serviços são oferecidos mensalmente ao público feminino | Foto: Divulgação/DPDF

A novidade da sétima edição, promovida na segunda-feira (6), foi a distribuição de vouchers para exames de imagem e de sangue a mulheres acima dos 40 anos. A ação foi possível graças a uma parceria firmada com o Instituto Sabin.

[Olho texto=”“Isso demonstra um compromisso contínuo com a melhoria das condições dessas mulheres e pode levar a diversos benefícios, além de aumentar a visibilidade das questões enfrentadas pelas mulheres vulneráveis, sensibilizando a sociedade”  ” assinatura=”Emmanuela Saboya,subdefensora pública-geral ” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Moradora do Jardim Ingá (GO), Cláudia Marcelos Ferreira chegou cedo em busca do voucher. “Estive em uma UPA [unidade de pronto atendimento] buscando atendimento médico, e a profissional me solicitou exames de sangue”, contou. “Como não tenho recursos, procurei o Dia da Mulher em busca de ajuda”. 

Atendimento diversificado

Assim como nas demais edições, o Dia da Mulher da DPDF deste mês ofereceu serviços como mamografias, exames citopatológicos, inserção de DIU, exames de DNA, atendimentos odontológicos, consultas com uma médica da família e profissionais de enfermagem, além de atendimentos de mediação, orientação jurídica e psicossocial – incluindo a emissão, pela Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD), de carteira de identificação de pessoas com transtorno do espectro autista.

“Isso demonstra um compromisso contínuo com a melhoria das condições dessas mulheres e pode levar a diversos benefícios, como a diversificação de serviços, maior alcance e impacto, abordagens diferentes e incentivo à inovação e à evolução das iniciativas, fortalecimento da rede de apoio, além de aumentar a visibilidade das questões enfrentadas pelas mulheres vulneráveis, sensibilizando a sociedade”, resume a subdefensora pública-geral Emmanuela Saboya.

Parcerias

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além do Instituto Sabin e da SEPD, seguem como parceiros da DPDF no Dia da Mulher a Fundação Oswaldo Cruz, o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Departamento de Trânsito do DF (Detran), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), a Polícia Militar do DF (PMDF), a Administração Regional do Plano Piloto e as secretarias de Desenvolvimento Social do DF (Sedes), da Mulher (SMDF), de Saúde (SES), de Justiça e Cidadania (Sejus), e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

*Com informações da Defensoria Pública do DF