09/11/2023 às 12:14, atualizado em 09/11/2023 às 13:13

Projeto especial ajuda a desestressar mães de bebês internados

Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos do Hospital Regional de Santa Maria desenvolve atividades que proporcionam qualidade de vida a acompanhantes durante o período de internação

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Durante internações hospitalares prolongadas, a rotina se torna cansativa e desafiadora. Por isso, a Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) promove ações para tornar essa jornada mais leve e reduzir a sobrecarga. É o caso do projeto de atividade física voltada para mães e demais acompanhantes das crianças internadas, criado para levar um pouco de alívio e bem-estar em meio a essa experiência difícil.

Movimentos corporais orientados contribuem para o aumento da autoestima das mães, reduzindo também o estresse e a ansiedade | Foto: Davidyson Damasceno/IgesDF

Com o suporte e a supervisão da equipe multidisciplinar, as terças e quintas-feiras se transformam em dias de alongamentos, caminhadas e exercícios para movimentar o corpo, com o objetivo de aprimorar o cuidado e a atenção dedicados às mães dos pacientes. Essa iniciativa não apenas eleva a autoestima e a capacidade cognitiva, mas também reduz o estresse e a ansiedade.

[Olho texto=”“Em uma situação de internação prolongada, são vistas diversas modificações no âmbito biopsicossocial dos familiares dos pacientes internados” ” assinatura=”Gabriela Conceição, psicóloga do HRSM” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prática regular de atividades físicas melhora a saúde física e mental. Estudos mostram que a atividade física ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade em situações de internação prolongada.

Recurso terapêutico

As crianças assistidas na  Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos são portadoras de condições crônicas complexas e, por muitas vezes, passam por internações de longa permanência. Nesse cenário de internação prolongada, as famílias dos pacientes enfrentam desafios significativos, conforme lembra a psicóloga Gabriela Conceição, uma das idealizadoras da iniciativa.

“Em uma situação de internação prolongada, são vistas diversas modificações no âmbito biopsicossocial dos familiares dos pacientes internados”, explica. “Nesse contexto, a atividade física entra como um importante e valioso recurso terapêutico, que estimula a diminuição de riscos à saúde física e mental, promove a vinculação entre as participantes, melhora a qualidade de vida e auxilia os familiares a lidar com as demandas emocionais e físicas impostas pela hospitalização.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Assim ocorreu com Cleide Maria da Conceição,  42 anos, que está com a filha Hadassa, de 3 anos e 8 meses, internada há mais de 60 dias. “Tinha dias em que eu estava ansiosa e chorava; agora, me sinto bem melhor com as caminhadas e as atividades que o hospital oferece”, conta. “Só tenho a agradecer”.

Você pode ajudar

No decorrer das atividades, foi verificado que algumas mães ou acompanhantes dos pacientes nem sempre possuíam um tênis ou uma roupa adequada para a prática das atividades, pois muitas vivem situações de vulnerabilidade.

Assim, a equipe promoveu uma campanha de arrecadação de tênis, roupas esportivas, garrafas de água (squeeze) e itens de higiene pessoal para estimular e auxiliar as acompanhantes a praticarem essa atividade de forma segura e confortável. As doações podem ser entregues na sala de chefia de enfermagem, no primeiro andar do HRSM. A campanha de doação está aberta a todos. 

“O objetivo dessa iniciativa é garantir que essas mães tenham o suporte necessário para participar das caminhadas e corridas semanais, que acontecem todas as terças e quintas, às 16h30”, afirma a chefe do serviço de assistência da unidade, Lara Vieira. 

*Com informações do IgesDF

09/11/2023 - Projeto especial ajuda a desestressar mães de bebês internados