09/11/2023 às 16:51

Vila Telebrasília recebe peça sobre relações humanas, poder e morte

Espetáculo tragicômico ocorre nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de novembro, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

Uma peça que discute relações de poder, percepção sobre a morte e relações humanas chega ao Distrito Federal este mês. O espetáculo de tragicomédia chamado Alguém vai morrer! será apresentado na Vila Telebrasília nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de novembro, com Libras e audiodescrição nos dias 10 e 17.

A obra autoral do grupo As piores do mundo conta com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec), por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). As apresentações vão ocorrer no Espaço Pé Direito da Vila Telebrasília, às 20h. A entrada é gratuita, com ingressos retirados no Sympla e classificação indicativa de 14 anos.

A peça é uma mistura de tragédia e humor com referências de novelas brasileiras e memes que viralizaram na internet | Foto: Ísis Oliveira

Cada vez mais as grandes obras teatrais estão chegando às mais diversas regiões do DF, ao invés de se concentrarem somente no Plano Piloto. “Se não é um teatro de rua, fica mais difícil concretizar. Apesar da cultura das outras cidades pulsar e se movimentar a muito mais tempo, agora tem acontecido um movimento de dar mais ênfase nessa área, então acho que é importante gerar cada vez mais demandas, principalmente artistas que não são do Plano Piloto, porque tem público em todo lugar”, diz a coordenadora geral e atriz do projeto, Julia Tempesta.

O espetáculo é ambientado em um palácio em ruínas e possui quatro personagens: o rei, as duas rainhas e a cobra de estimação da realeza. A história gira em torno da notícia de que alguém vai morrer e como os personagens reagem a ela.

“É como se tivessem pouco tempo pra entender isso. Ao mesmo tempo que eles não querem que o outro morra, também não querem morrer”, destaca Julia. Segundo a atriz, as situações envolvem promessas, paranoias, imposição de poder, romance, medo da morte e traições aos protagonistas.

Teatro do absurdo

A peça é uma mistura de tragédia e humor com referências de novelas brasileiras e memes que viralizaram na internet, além de ser inspirada no texto O rei está morrendo, do dramaturgo francês Eugene Ionesco (1909-1994), um dos criadores do Teatro do Absurdo na Europa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Teatro do Absurdo é uma expressão cunhada pelo crítico inglês Martin Esslin no fim da década de 1950. A ideia era criar um definição para as peças criadas no pós-Segunda Guerra Mundial e que tratam da atmosfera de desolação, solidão e incomunicabilidade da humanidade.

Esse gênero teatral utiliza diálogos sem sentido, gestos repetitivos e cenografia capazes de expor situações absurdas em um conjunto de obras que aborda o drama e a comédia, o caráter incompreensível das relações humanas, o medo da morte, o aspecto tragicômico da existência e a pressão das convenções sociais.

Julia esclarece que o texto de Ionesco inspirou a criação da dramaturgia tanto no sentido estético, pois trabalha com o absurdo e o nonsense, quanto na abordagem de temas como a queda do poder, o ambiente palaciano e a rachadura de estruturas falidas.

Alguém vai morrer! também tem apoio da Administração Regional do Guará, da Casa da Cultura do Guará, do Coletivo Truvação, do Espaço Pé Direito, da Guinada Produções e de Reginaldo Rodrigues.