10/11/2023 às 18:17, atualizado em 10/11/2023 às 22:40

Avenida central do Itapoã recebe nova sinalização horizontal

Obras acontecem ao longo dos cerca de 3 quilômetros de extensão da via mais movimentada da cidade, que liga a DF-001 à DF-250, trazendo segurança para pedestres e motoristas

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

O Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha para melhorar a segurança do trânsito para os motoristas e pedestres do Itapoã. Os 3 quilômetros da principal avenida que corta a região administrativa (RA) estão recebendo nova sinalização horizontal, com a pintura das faixas de pedestres e das lombadas.

O investimento de R$ 50 mil possibilita a recuperação de 15 faixas de pedestres e de 10 redutores de velocidade | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O serviço está sendo executado por equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). O investimento de R$ 50 mil possibilita a recuperação de 15 faixas de pedestres e de 10 redutores de velocidade.

“É um serviço que beneficiará muito os moradores da cidade, que dependem diariamente dessa via”, enfatiza Jefferson Oliveira, diretor de sinalização do DER. “Essa melhoria trará mais segurança tanto para o pedestre quanto para o motorista que trafega pela região”, completa.

Os trabalhos vão do início da via, no entroncamento com a DF-001, passam pelo cruzamento em frente à Igreja Adventista, próximo à administração regional da cidade, e seguem até a ligação com a DF-250, no balão do centro comercial.

O vendedor Bruno Lopes da Silva, 23 anos, afirma que a intervenção do GDF chegou em boa hora. “A gente precisava dessa atenção, pois a faixa estava muito desgastada pelo tempo. Vai melhorar ainda mais no período da noite, quando a visão fica prejudicada”, acredita.

Os 3 quilômetros da principal avenida que corta a região administrativa (RA) estão recebendo nova sinalização horizontal, com a pintura das faixas de pedestres e das lombadas

Havia, inclusive, quem se arriscasse entre os carros devido à falta de sinalização. “Antes, as faixas existentes estavam muito apagadas e os motoristas, normalmente, não paravam”, relata a moradora Giovana Batista de Souza, 41. “Eu, que passo por aqui com frequência, achei esse serviço excelente”, completa a pedagoga Anara Selene, 27.

Segurança viária

A instalação das sinalizações horizontais, com serviço de recuperação de pintura, é apenas uma das várias ações executadas pelo GDF para melhorar a segurança viária do Itapoã. Neste ano, foram entregues melhorias no trecho da Estrada Parque Contorno (DF-001), que se estende do Itapoã Parque até o balão da Rota do Cavalo.

O trecho, com um fluxo diário de 10 mil motoristas, ficou mais seguro após a instalação de aproximadamente 600 metros de barreiras de concreto do tipo New Jersey na área próxima ao conjunto habitacional que chega à rota rural. No serviço, foram utilizadas 119 peças de 4 metros.

As proteções foram implantadas entre as duas faixas de rolamento e desempenham papel fundamental na redução de acidentes que ocorriam na região, especialmente aqueles motivados pela imprudência dos motoristas que, para entrar e sair do residencial, cruzavam a rodovia e ignoravam a sinalização que indica a proibição da conversão, por se tratar de uma pista simples de mão dupla.

10/11/2023 - Avenida central do Itapoã recebe nova sinalização horizontal