11/11/2023 às 18:20

Pessoas em situação de rua são vacinadas no Setor Comercial Sul

Ação no Caps AD III teve como objetivo aumentar a cobertura vacinal de quem vive em situação de vulnerabilidade social

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

?Em mais uma ação para promover a vacinação extramuros, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) organizou evento neste sábado (11) no Centro de Atenção Psicossocial para Tratamento de Álcool e Outras Drogas (Caps AD III), localizado no Setor Comercial Sul.

Das 9h às 16h, pessoas em situação de rua e outros visitantes foram vacinados no próprio Caps, como explica Carla Sene, gerente da unidade. “Além de estar no centro de Brasília e ser um espaço de grande circulação de pessoas, o Setor Comercial Sul é também uma área onde vivem muitas pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social. Em muitos casos, o Caps AD III é a única unidade de saúde que essa população acessa”, destaca.

CAPS AD III oferece atendimento especializado às pessoas com grave sofrimento psíquico decorrentes do uso de álcool e outras drogas | Fotos: Isabela Graton/Agência Saúde-DF

Além de atender os pacientes do Caps, a Secretaria de Saúde realizou articulação com movimentos sociais para incluir outros públicos, como usuários do Centro Pop da Asa Sul e pessoas em situação de rua que se concentram na Rodoviária do Plano Piloto.

Uma dos atendidos foi Rogério, 49 anos, que soube da ação ao participar de um evento organizado pelo Caps. Ele tomou a única vacina que faltava em seu cartão (a tríplice viral) e ressaltou a importância de cuidar da saúde: “Faço meu tratamento aqui e decidi vir porque o importante é você se cuidar, né? A gente nunca sabe o dia de amanhã”.

Rogério foi um dos pacientes do CAPS que aproveitou o sábado para atualizar seu cartão de vacinação

Outros pacientes aproveitaram a visita de rotina ao Caps para atualizar a caderneta de vacinação. Foi o caso de José Tadeu, 52 anos. “Hoje vim ajudar um amigo e aproveitei essa grande oportunidade. Foi muito bom, porque rapidinho já resolvi tudo”, relatou.

Atendimento especializado

Especializado em álcool e drogas, o Caps AD é uma referência para pessoas em situação de rua do Setor Comercial Sul, onde está localizado. O centro compõe um ponto de atenção estratégico da Rede de Atenção Psicossocial, sendo um serviço de saúde de caráter aberto e comunitário.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No local é oferecido atendimento às pessoas com grave sofrimento psíquico decorrentes do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. A assistência é realizada por uma equipe multiprofissional composta por psiquiatras, clínicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros e farmacêuticos.

“Acho que a maior importância de realizar a ação aqui no Caps é que essa população muitas vezes não acessa as UBSs [unidades básicas de saúde]. São pessoas que estão em situações de vulnerabilidade, por isso muitas vezes não possuem o conhecimento ou não conseguem acessar as outras unidades de saúde, então vindo aqui eles têm mais essa facilidade”, afirma a gerente substituta do Caps AD III, Ana Fátima.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal