14/11/2023 às 19:03

Projetos de pesquisa em segurança pública recebem fomento de R$ 2 milhões

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal lança chamada pública voltada para o programa DF Mais Seguro, em parceria com a SSP-DF, com participação da sociedade civil

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Com o intuito de investir na segurança pública e no bem-estar da população de Brasília, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) lançou, nesta terça-feira (14), a chamada pública n° 06/2023, vinculada ao Edital n°01/2023. Trata-se de um marco significativo no âmbito do programa Desafio DF da fundação, que fomentará, nesta iniciativa, até R$ 2 milhões.

A chamada tem o intuito de selecionar projetos de pesquisa para o desenvolvimento de estudos do monitoramento, da avaliação e do aperfeiçoamento da política pública no setor.

O projeto intitulado “Apoio técnico-científico voltado à melhoria da sensação de (in)segurança e aperfeiçoamento das políticas públicas de segurança no DF a partir da perspectiva de Segurança Integral”, foi publicado, nesta terça-feira no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Na opinião do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, “o investimento em pesquisa é essencial para o aprimoramento constante de nossos processos de gestão, que tornam nosso trabalho cada vez mais próximo da realidade da população”.

[Olho texto=”A chamada pública foi consolidada na perspectiva de segurança integral, a partir da qualificação da gestão das ações de manutenção da ordem pública, voltadas para o aumento da sensação de segurança e desenvolvimento do Programa DF Mais Seguro” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Por sua vez, a coordenadora científica da FAPDF, Ana Paula Aragão, ressalta a parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), destacando a positiva iniciativa do Executivo local. “A iniciativa demonstra um compromisso sério do Governo do Distrito Federal (GDF) em abordar as questões de segurança de maneira abrangente e eficaz”, considerou.

“A parceria estabelecida com a Secretaria de Segurança do DF ressalta a abordagem colaborativa e integrada para enfrentar os desafios complexos que permeiam a sensação de segurança em nossa comunidade. Ao unir esforços entre setores público e privado, ciência e gestão, estamos construindo um caminho sólido em direção a soluções inovadoras e sustentáveis”, finalizou.

Segurança Integral

A chamada pública foi consolidada na perspectiva de segurança integral, a partir da qualificação da gestão das ações de manutenção da ordem pública, voltadas para o aumento da sensação de segurança e desenvolvimento do Programa DF Mais Seguro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O secretário Sandro Avelar ratifica a prioridade da política de segurança para os brasilienses. “Outra questão primordial para nossa nova política de segurança, o DF Mais Seguro – Segurança Integral, é a aproximação com a comunidade acadêmica, com as universidades, no desenvolvimento de estudos conjuntos e no debate das políticas de segurança pública que visam, sobretudo, a melhoria da segurança e qualidade de vida da população”, frisou.

Desenvolvido pela SSP-DF, o programa DF Mais Seguro – Segurança Integral é uma nova ferramenta de gestão para aumentar a participação da sociedade civil, e a atuação conjugada entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais, no debate e nas decisões de segurança pública, mediante o conjunto de eixos de segurança integral.

Os cinco eixos – Cidade Mais Segura, Escola Mais Segura, Cidadão Mais Seguro, Mulher Mais Segura e Servidor Mais Seguro – estão alinhados com as demandas da população do DF.

A ideia é promover a redução sustentável dos índices de criminalidade e violência, aumentar a sensação de segurança e melhorar a qualidade de vida do cidadão do DF.

*Com informações da FAPDF e da SSP-DF