15/11/2023 às 16:10, atualizado em 15/11/2023 às 22:30

Grafite em homenagem a Copérnico é inaugurado na Estação Galeria

Obra foi um presente da Embaixada da Polônia, em comemoração aos 550 anos de nascimento do criador da teoria heliocêntrica

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

As estações do Metrô-DF são também espaços para a promoção de educação e cultura. Nesta terça-feira (14), foi inaugurado um painel de grafite na Estação Galeria. A obra é uma homenagem aos 550 anos de Nicolau Copérnico, criador da teoria heliocêntrica, segundo a qual a Terra e os demais planetas giram em torno do Sol.

Grupo de convidados foi conhecer o painel do artista brasiliense Douglas Kordyal sobre a teoria de Copérnico | Foto: Divulgação/Metrô-DF

O 550º aniversário de nascimento desse importante estudioso polonês, que foi astrônomo, matemático, médico, advogado e economista, tem sido lembrado em diversas ações, tanto na Polônia quanto em outros países.

De autoria do artista brasiliense Douglas Kordyal, a obra inaugurada na Estação Galeria foi um presente da Embaixada da Polônia para a população de Brasília. A pintura contém o rosto de Copérnico e a representação gráfica do heliocentrismo com o Sol e os planetas.  

Passeio

“É uma satisfação levar o conhecimento sobre esse grande cientista às milhares de pessoas que passam diariamente pela Estação Galeria”, declarou a embaixadora da Polônia, Bogna Janke. A cerimônia de inauguração foi aberta pelo diretor de Administração do Metrô-DF, Leyvan Cândido, e contou com a presença do secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto. 

O evento foi acompanhado por 12 crianças convidadas pelo Metrô-DF e seus pais ou parentes, que iniciaram a tarde conhecendo o galpão de manutenção e um trem, onde entraram na cabine e receberam instruções do piloto e instrutor de tráfego Souza Júnior. Depois, as crianças embarcaram em direção à Estação Galeria.

No caminho, receberam uma aula sobre regras de segurança para usuários do metrô, conduzida pela responsável pela Escola Metroviária, Daniele Gomes Prandi, chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, e pela gerente de Projetos Especiais, Letícia Divina.

Visita à embaixada

Bernardo Costa, 9, Elisa Soares, 9, e Clara Soares, 11, estavam entre as crianças convidadas. “Achei bem criativa a forma como ele desenhou o sistema todo, com o Sol e os planetas”, disse Clara.

Após acompanharem a inauguração da obra de arte, as crianças foram convidadas a uma visita à Embaixada da Polônia. Lá, assistiram a um filme sobre Copérnico, receberam desenhos para colorir, tiraram fotos, testaram seus conhecimentos sobre os planetas e o sistema solar e ainda degustaram um lanche oferecido pela representação diplomática.

*Com informações do Metrô-DF