17/11/2023 às 19:02

Alunos de engenharia visitam obras de requalificação do Setor Policial Sul

Visita educativa faz parte de parceria entre GDF e TCDF para aplicação dos conhecimentos teóricos na prática do dia a dia

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Um grupo de 22 estudantes do curso de engenharia civil da Universidade de Brasília (UnB) foi recebido, nesta sexta-feira (17), pelos engenheiros da Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF) Maurício Canovas, Gabriela Contreira e Vilmar Azevedo para uma visita educativa a uma das mais importantes obras de mobilidade em andamento no Distrito Federal, a requalificação da Estrada Setor Policial Militar (ESPM), conhecida como Setor Policial Sul. Também participaram da visita um professor, uma auditora do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e dois engenheiros do consórcio responsável pela obra.

A iniciativa é fruto de parceria entre o TCDF e o Governo do Distrito Federal (GDF). Os futuros engenheiros tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula à prática do dia a dia. Durante a visita, os estudantes puderam interagir com profissionais experientes no campo da construção civil, obtendo insights valiosos sobre os desafios enfrentados na execução de projetos reais.

Segundo Maurício Canovas, engenheiro da Secretaria de Obras, a troca de conhecimentos entre estudantes e profissionais da área é uma contribuição significativa para o futuro. “Momentos de interação como esses são imensamente significativos. É saber que estamos contribuindo na formação de novos engenheiros e consequentemente contribuindo com o futuro”, diz Canovas.

Vinte e dois estudantes de engenharia civil da UnB visitaram a obra da ESPM | Foto: Divulgação/SODF

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além de explorar os serviços em andamento, com destaque para a concretagem da faixa destinada ao transporte coletivo, os estudantes participaram de palestras e discussões interativas, destacando a importância da sustentabilidade, inovação e segurança no setor. “A visita não apenas fortaleceu os laços entre a academia e governo, mas também motivou os estudantes a visualizar seu papel futuro na transformação e desenvolvimento de projetos significativos”, avalia o professor Lenildo Santos da Silva, responsável pelo curso de engenharia da UnB.

“Essa iniciativa reflete o compromisso e papel fundamental da instituição de ensino em proporcionar uma formação abrangente e prática aos estudantes de engenharia civil, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho”, declara Adriana Portugal, auditora do TCDF e uma das idealizadoras do projeto.

*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura