17/11/2023 às 14:58, atualizado em 17/11/2023 às 16:18

Trechos da ESPM terão interdição noturna para concretagem de viaduto

O fechamento será das 20h de terça-feira (21) até as 6h de quarta (22). O motorista que precisar acessar a via durante o período terá que optar por rotas alternativas

Por Adriana Izel*, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira

Dois trechos da Estrada Parque Policial Militar (ESPM) serão interditados temporariamente a partir de terça-feira (21) para a execução da etapa de concretagem do novo viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). O fechamento será apenas no período noturno, iniciando às 20h e sendo liberado novamente para o fluxo a partir das 6h de quarta-feira (22).

Arte: SODF

“O objetivo desse horário é reduzir o impacto no trânsito, garantir a segurança de todos e, ao mesmo tempo, manter o bom ritmo de serviços”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho.

Com uma extensão de 910 metros, a interdição será nos dois sentidos desde o final do cemitério seguindo até as alças de acesso pela Epig, no sentido ESPM, e para a Epig, no sentido Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

“Contamos com a compreensão dos motoristas que circulam naquela região e, por se tratar de uma interdição que ocorrerá somente à noite, solicitamos atenção especial à sinalização”, complementa Ricardo Terenzi, subsecretário de fiscalização de obras do GDF.

Com uma extensão de 910 metros, a interdição será nos dois sentidos desde o final do cemitério seguindo até as alças de acesso pela Epig, no sentido ESPM, e para a Epig, no sentido EPTG | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O motorista que estiver vindo pela ESPM e desejar acessar a via EPIG, no sentido EPTG, deverá seguir pela pista da direita que dá acesso à Epig, no sentido Eixo Monumental, passando pela frente do Complexo da Polícia Civil e fazendo o retorno pelas tesourinhas do Viaduto do Sudoeste.

Quem desejar acessar a ESPM e trafega pela EPIG, sentido EPTG, terá que utilizar o viaduto de interseção da EPIG com a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) para pegar a pista no sentido contrário e acessar pelo desvio.

Toda a ação será sinalizada e contará com painéis, além do apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e Departamento de Trânsito (Detran-DF). Fechamento semelhante ocorreu há cerca de um mês para o serviço de lançamento das vigas do viaduto.

O fechamento será apenas no período noturno, iniciando às 20h e sendo liberado novamente para o fluxo a partir das 6h de terça-feira (22)

Nova etapa da obra

Com investimento de mais de R$ 4 milhões, o novo viaduto da Epig vai passar por cima da ESPM e integra mais um trecho da obra de complemento do Corredor Eixo Oeste, que vai ligar o Sol Nascente ao Eixo Monumental por faixas exclusivas de transporte público. A obra também compreende a ampliação das vias para os veículos pequenos dando mais fluidez e mobilidade ao trânsito do Distrito Federal.

Em outubro, foram realizados os serviços de lançamento das vigas longarinas que são a sustentação da laje do viaduto. Agora, é necessário executar a concretagem da obra de arte. Serão utilizados 140 metros cúbicos de concreto, o equivalente a 14 caminhões do material.

“Essa é uma etapa sucessiva ao lançamento das vigas longarinas. Temos que fazer essa concretagem – que dura apenas uma noite – para estar avançando na execução do viaduto”, ressalta o engenheiro civil e executor do contrato da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Carlos Magno.

*Com informações da Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF)

17/11/2023 - Trechos da ESPM terão interdição noturna para concretagem de viaduto