20/11/2023 às 16:23

Projeto transforma paradas de ônibus de Sobradinho em galerias de arte

Com a participação de artistas nacionais e internacionais, 4ª Bienal Internacional de Arte Urbana já ajudou a adornar 25 pontos espalhados pelas ruas da cidade

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O renomado artista urbano Toninho de Souza está empenhado em democratizar o acesso à arte, tornando as ruas de Sobradinho um verdadeiro museu a céu aberto. Com o apoio da administração regional, o projeto 4ª Bienal Internacional de Arte Urbana, idealizado pelo pintor, está revolucionando a paisagem urbana da cidade, convertendo paradas de ônibus em expositores para as obras de mais de 60 artistas locais, nacionais e internacionais.

O envolvimento de renomados artistas nacionais e a presença de obras assinadas por pintores, grafiteiros e artistas visuais de países como Argentina, Colômbia, Finlândia, Honduras, Portugal e Venezuela dão contornos à abrangência internacional do projeto | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

“Esse projeto nasceu do desejo de trazer a galeria de arte para as ruas, reconhecendo que nem todos têm condições ou o hábito de frequentar espaços tradicionais de exposição. Dessa forma, essas obras estão sendo levadas para o cotidiano das pessoas, transformando as ruas em um museu a céu aberto”, explica Toninho.

[Olho texto=”“Quando Toninho procurou a administração para apoiá-los no projeto, não tive dúvida que deveríamos fazer parte. Nossa cidade ganhou vida e harmonia”” assinatura=”Gutemberg Tosatte, administrador regional de Sobradinho” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Até o momento, o projeto já ajudou a dar mais cor e vida para 25 paradas de ônibus. A meta, segundo o artista, é transformar outros 74 pontos da cidade em expositores. Para isso, o pintor conta com a parceria da Administração Regional de Sobradinho. “Quando Toninho procurou a administração para apoiá-los no projeto, não tive dúvida que deveríamos fazer parte. Nossa cidade ganhou vida e harmonia”, destaca Gutemberg Tosatte, administrador regional de Sobradinho.

A aposentada Lucimar Gonçalves quer que  a ação “sirva de exemplo para que outras paradas também adotem essa ideia”

Quem passa pelas ruas notou que a paisagem está diferente, e aprova a mudança. É o caso da aposentada Lucimar Gonçalves, 66 anos. “Essa ação embelezou a cidade, mostrando que não estamos desamparados. Eu gostei muito e acredito que sirva de exemplo para que outras paradas também adotem essa ideia”, avalia.

“A pintura deixou a parada única, diferente de todas as outras que a gente vê. Agora, é conservar e cuidar para que ela siga assim, bonita por muito tempo”, acrescenta a aposentada Jovita Veloso dos Santos, 67, referindo-se à parada de ônibus da Rua 5 de Sobradinho, uma das contempladas pelo projeto.

Jovita dos Santos considera que a parada de ônibus da Rua 5 de Sobradinho ficou “diferente de todas as outras que a gente vê. Agora, é conservar e cuidar para que ela siga assim, bonita por muito tempo”

Pluralidade

Não há exagero em dizer que a 4ª Bienal Internacional de Arte Urbana é um projeto global. O envolvimento de renomados artistas nacionais e a presença de obras assinadas por pintores, grafiteiros e artistas visuais de países como Argentina, Colômbia, Finlândia, Honduras, Portugal e Venezuela dão contornos à abrangência internacional do projeto.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A iniciativa também é plural nas técnicas usadas pelos expositores. Cida Carvalho, uma das artistas com obras expostas, usou mosaicos para transformar a parada de ônibus da área central de Sobradinho. “A peça que escolhi para participar desse projeto é uma homenagem que fiz a Athos Bulcão”, diz. “Poder expor meu trabalho desta forma, nas ruas, era um desejo antigo meu. Sempre quis participar de um projeto assim”, completa.

Gersion de Castro, com 42 anos dedicados à arte urbana, também apresenta suas obras na 4ª Bienal Internacional de Arte Urbana. Ele utiliza a técnica da gravura digital para retratar o início do Paranoá. Seu trabalho, já bastante reconhecido, ganha uma nova dimensão e impacto na comunidade por meio do projeto de Toninho.

20/11/2023 - Projeto transforma paradas de ônibus de Sobradinho em galerias de arte